Chocolate potencialmente contaminado foi retirado do mercado às pressas por determinação da ANVISA
Em meados de maio de 2022, uma famosa e amada marca de chocolates e doces, emitiu um alerta importante a todos os seus consumidores a respeito de uma medida tomada, em conformidade com decreto da ANVISA, quanto a um lote específico dos seus produtos.
Estamos falando da Ferrero, que anunciou na época o recall* dos chocolates Kinder Schoko-Bons, cujos quais são fabricados na Bélgica e que tinham como validade para o dia 8 de novembro de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Recall, é um termo em inglês, que significa uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto
Grave risco
De acordo com o portal R7, a decisão ocorreu após a notificação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) após identificar um grave risco de contaminação por salmonela no mercado europeu, retirando os mesmos de circulação rapidamente.
O produto contaminado apresentava ameaça na saúde, podendo causar desconforto gastrointestinal, letargia, febre, dores de cabeça, erupção cutânea, e em casos MAIS GRAVES a Salmonela pode causar até morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota divulgada ao público, o ex Ministro da Justiça, Anderson Torres, foi feita a seguinte declaração:
“Trabalhamos para garantir os direitos e a segurança de todos os consumidores brasileiros. Alertamos sobre o possível produto contaminado anteriormente e, agora, este recall é uma ação para assegurar a saúde de todos”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aos consumidores que chegaram a comprar esse produto foi orientado pela Senacon, que solicitassem a troca imediata do produto ou reembolso, pelo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Ferrero, por meio do telefone 0800 701 6595 ou e-mail sacbrasil@ferrero.com.
Também era possível recorrer à plataforma consumidor.gov.br ou a órgãos de proteção e defesa do consumidor.
A Senacon e a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) monitoraram de perto a campanha de recall da Ferrero do Brasil.
Comunicado
A Ferrero Brasil também deixou o comunicado a respeito do recall em seu site oficial da marca Kinder.
Veja abaixo o comunicado da marca na íntegra:
“A Ferrero do Brasil informa que comunicou às autoridades sua decisão de proceder a um recall voluntário e preventivo de qualquer versão do produto KINDER SCHOKO-BONS, fabricados na Bélgica.
Apesar da companhia não importar nem comercializar este produto no País, tomamos conhecimento de que empresas terceiras, com as quais não mantemos relações comerciais, o importaram de forma independente que fazem parte de recall conduzido no exterior e, assim, podem apresentar potencial contaminação por Salmonella.
As Resoluções nº 1.233, nº 1.292, nº 1.320 e nº 1.344, todas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas dão ciência da proibição de comercialização, importação e distribuição por parte de importadoras independentes ou qualquer outro agente econômico dos produtos que são objeto de recall no exterior, todos fabricados na Bélgica.
A Resolução nº 1.321, em particular, formaliza o recolhimento voluntário e preventivo apresentado espontaneamente pela Ferrero do Brasil dos produtos KINDER SCHOKO-BONS belgas, uma vez ter sido identificada a sua introdução no mercado brasileiro. Pautando sempre sua conduta em proteção à segurança dos consumidores e qualidade dos seus produtos, a Ferrero do Brasil também voluntariou o seu recolhimento.
A empresa orienta que caso você tenha adquirido este produto, não o consuma e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 701 6595, todos os dias das 9h às 19h ou pelo e-mail sacbrasil@ferrero.com para troca ou reembolso.”
No site oficial da marca também foi replicado um comunicado na época a todos os clientes, como podem ver na imagem abaixo:
Como está a situação da marca hoje (20)?
Como mencionamos acima o CASO OCORREU COM UM LOTE ESPECÍFICO, sendo assim, a marca voltou a ser vendida normalmente.
Inclusive, de acordo com as apurações feitas pelo TV Foco hoje (20), é possível adquirir a linha da marca nas mais diversas lojas de e-commerce e mercados.