2 Marcas de chocolates, rivais da Nestlé, acabaram sofrendo intervenção da ANVISA e situação é essa
Criada pela Lei nº 9.782, do dia 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mais conhecida como a ANVISA, é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal.
Ela está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados e tem como finalidade institucional promover a proteção da saúde da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa proteção chega por intermédio de um controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
om todas essas características que a compõe, pode se fizer que ela de fato, é uma das autarquias mais importantes do país.
Afinal de contas, como foi mencionado acima, é ela quem se responsabiliza e determina o que se deve barrar ou permitir visando sempre o bem estar geral da população.
Inclusive, mesmo as grandes marcas do mercado não estão imunes às proibições da ANVISA, como foi o caso de duas marcas famosas, rivais da poderosa Nestlé, no ramo dos chocolates, e é sobre elas que iremos falar agora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1-Kinder Schoko-Bons
Em meados de maio de 2022, a marca Ferrero, chegou a anunciar o recall* dos chocolates Kinder Schoko-Bons, cujos quais foram fabricados na Bélgica e que tinham como validade dia 8 de novembro de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal R7, a decisão ocorreu após a notificação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) após identificar um grave risco de contaminação por salmonela no mercado europeu, retirando os mesmos de circulação rapidamente.
O produto contaminado com a salmonela pode apresentar algumas ameaças contra a saúde, como:
- Desconforto gastrointestinal;
- Letargia;
- Febre;
- Dores de cabeça;
- Erupção cutânea;
- E em casos MAIS GRAVES a Salmonela pode causar até morte.
Em nota divulgada ao público, o ex Ministro da Justiça, Anderson Torres, foi feita a seguinte declaração:
“Trabalhamos para garantir os direitos e a segurança de todos os consumidores brasileiros. Alertamos sobre o possível produto contaminado anteriormente e, agora, este recall é uma ação para assegurar a saúde de todos”
Aos consumidores que chegaram a comprar esse produto foi orientado pela Senacon, que solicitassem a troca imediata do produto ou reembolso, pelo:
- SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Ferrero, por meio do telefone 0800 701 6595 ou e-mail sacbrasil@ferrero.com.
Também era possível recorrer à plataforma consumidor.gov.br ou a órgãos de proteção e defesa do consumidor.
A Senacon e a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) monitoraram de perto a campanha de recall da Ferrero do Brasil.
Comunicado da empresa
A Ferrero Brasil também deixou o comunicado a respeito do recall em seu site oficial da marca Kinder.
Vale destacar que as Resoluções nº 1.233, nº 1.292, nº 1.320 e nº 1.344, todas da ANVISA, apenas dão ciência da proibição de comercialização, importação e distribuição por parte de importadoras independentes ou qualquer outro agente econômico dos produtos que são objeto de recall no exterior, todos fabricados na Bélgica.
A Resolução nº 1.321, em particular, formaliza o recolhimento voluntário e preventivo apresentado espontaneamente pela Ferrero do Brasil dos produtos KINDER SCHOKO-BONS belgas, uma vez ter sido identificada a sua introdução no mercado brasileiro.
Pautando sempre sua conduta em proteção à segurança dos consumidores e qualidade dos seus produtos, a Ferrero do Brasil também voluntariou o seu recolhimento.
No site oficial da marca também foi replicado um comunicado na época a todos os clientes, como podem ver na imagem abaixo:
Como mencionamos acima o CASO OCORREU ENVOLVENDO LOTES ESPECÍFICOS, sendo assim, os demais lotes bem como linhas da marca continuaram sendo comercializados normalmente
Inclusive, de acordo com as apurações feitas pelo TV Foco, é possível adquirir a linha da marca nas mais diversas lojas de e-commerce e mercados.
2- Qualicau
Já em julho de 2023, a ANVISA informou a proibição contra outra marca de chocolates, rival da Nestlé, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.724, DE 24 DE JULHO DE 2023, no Diário Oficial da União.
A interdição foi contra o lote 09/23 do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA, no mercado desde 1992.
Vale mencionar que a marca é considerada rival da Nestlé uma vez que faz concorrência direta com o Nescau, nas prateleiras de supermercado.
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo, vista como substância letal e extremamente nociva à saúde.
VALE DESTACAR QUE A SITUAÇÃO FOI DEVIDAMENTE RESOLVIDA E OS PRODUTOS VOLTARAM A SER COMERCIALIZADOS NORMALMENTE
Quais danos o chumbo causa no corpo em quantidades excessivas?
De acordo com o portal CEVS, os principais efeitos do chumbo ocorrem no sistema nervoso e causam:
- Encefalopatia crônica
- Alterações cognitivas e de humor
- Neuropatia periférica)
- Nos rins ele causa nefropatia com gota, insuficiência renal crônica e síndrome de Fanconi
- E em casos mais graves, os danos cerebrais e renais podem levar à morte