ATENÇÃO!
A proibição da ANVISA com marca de molho, rival da Quero, pega no flagra por falta de higiene: “Larva de inseto”
21/05/2024 às 19h10
A autarquia barrou a marca queridinha dos mercados após comprovação de falta de higiene
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é uma autarquia responsável pela fiscalização de mercadorias ou estabelecimentos que possam apresentar qualquer tipo de risco ao consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através dos seus cuidados referente ao bem-estar da população, a agência vinculada ao Ministério da Saúde, passou a observar alguns itens de uma marca de molho de tomate.
Isso porque, o produto é bastante consumido nos alimentos diários das pessoas, tanto para a culinária tradicional quanto para um petisco ou uma saborosa pizza. O molho vermelho carrega consigo uma enxurrada de sabores e combina com diversos pratos, dando aquele toque especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por fazer tanto sucesso na mesa de muitos brasileiros, a Anvisa possui uma preocupação maior em conferir se a comercialização, produção e consumo tem estado de acordo com as regras voltas a segurança de quem compra.
Portanto, dessa vez, o órgão estabeleceu a proibição de um lote de uma marca de molho de tomate bastante conhecida e rival da ‘Quero’, devido a má higienização que gerou larvas na mercadoria e foi totalmente contra as normas da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ocorrido aconteceu no lote nº 536, de validade 06/2024, do Molho Pronto Salsaretti Tradicional, que é distribuído pela empresa Stella D’oro Alimentos LTDA (Salsaretti).
De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 178, DE 16 DE JANEIRO DE 2024, publicada no Diário Oficial da União, no dia 17 de janeiro de 2024, a decisão foi estimulada após terem sido encontrados materiais como ‘larvas mortas de insetos’.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
“ANVISA informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 178, DE 16 DE JANEIRO DE 2024, D.O.U. de 17/01/2024, a qual suspende a comercialização, distribuição e uso, e determina o recolhimento do lote nº 536 do produto Molho Pronto marca Salsaretti Tradicional, validade: 06/2024, distribuído pela empresa Stella D’oro Alimentos LTDA (Salsaretti), CNPJ nº 05.117.323/0005-07.”, disse o comunicado.
“A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise n. 42.1P.0/2023 e n. 42.CP.0/2023 (definitivo), emitido pelo Instituto Adolph Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo; que apresenta resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana e de falhas das Boas Práticas (larva de inseto morta), no lote do produto em questão”, pontuou.
Todavia, embora não tenham sido encontrados nenhum comunicado da empresa sobre o acontecimento ocorrido no início desse ano, a empresa segue atuando no mercado normalmente, pois apenas o lote foi atingido. Dessa forma, a marca continua comercializando seus produtos e atendendo de forma adequada as diretrizes estabelecidas pela Anvisa.
Qual a diferença de extrato de tomate para o molho de tomate?
O molho de tomate é o produto final, produzido com o tomate processado e log em seguida temperado, pronto para ser usado. Enquanto isso, o extrato é o tomate processado, contudo, com uma concentração maior, que serve para dar coloração e consistência. Em alguns casos, pode precisar ser diluído em água, de acordo com o UOL.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]