ATENÇÃO
Alerta URGENTE de CEGUEIRA: A proibição da ANVISA contra 11 produtos populares e anúncio em jornal da Globo
01/05/2024 às 18h30
A Anvisa teve que suspender 11 produtos populares após risco de causar cegueira
Para a surpresa de milhares de consumidores, a Anvisa surpreendeu ao anunciar a suspensão de produtos muito populares que estavam causando cegueira após serem amplamente usados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Responsável pela saúde dos brasileiros, a Anvisa sempre manda suspender um produto que se mostre impróprio para uso ou consumo dos consumidores. O problema com esse produto se estende há mais de um ano.
No dia 21 de janeiro de 2023, o telejornal RJ Inter TV 2ª Edição, foi o responsável por anunciar a decisão da Anvisa. “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou a suspensão de 11 produtos para cabelo que podem oferecer risco para a saúde. A agência cancelou a licença de funcionamento da empresa Microfarma, depois que 200 pessoas do estado do Rio apresentaram lesões na córnea em função de um produto capilar que teria causado cegueira temporária”, disse o âncora Vinicius Ferreira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa citada pelo jornalista é dona da pomada usada para trançar cabelos Cassu Braids Cassulinha, uma das responsáveis por causar reações adversas nas pessoas que usaram. Vale destacar que em épocas festivas, como janeiro e fevereiro, é comum mulheres trançarem os cabelos para eventos.
E a pomada para trançar acaba sendo sempre uma ótima opção, tendo em vista que ajuda a fixar a trança e oferecer um aspecto diferente. É um produto famoso e que em toda época de folia volta com tudo. É muito mais prático para as mulheres pularem folia com os cabeços trançados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o jornal Extra, a Microfarma não tinha licença estadual de funcionamento e, por este motivo, a Secretaria de Saúde pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o cancelamento do registro da empresa.
Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
PROBLEMA PERSISTE EM 2024
Como destacado acima, a reportagem foi no início de 2023, mas em 2024 a Anvisa ainda teve que lidar com o mesmo problema de pomadas para trançar cabelos. De acordo com o G1, no dia 30 de dezembro, o órgão cancelou o registro mais de 1,2 mil pomadas para modelar ou fixar cabelos, por medo de ser um problema para 2024, e de fato ainda ocorreram casos.
QUANDO O ÓRGÃO FOI CRIADO?
Hoje indispensável para regulamentar o que é produzido no Brasil, a Anvisa só foi criada em 26 de janeiro de 1999. Em 2024, ela completa 25 anos de funcionamento.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]