ATENÇÃO

Alerta URGENTE de CEGUEIRA: A proibição da ANVISA contra 11 produtos populares e anúncio em jornal da Globo

Jornal da Globo fala de proibição da Anvisa (Foto: Divulgação)

Jornal da Globo fala de proibição da Anvisa (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa teve que suspender 11 produtos populares após risco de causar cegueira

Para a surpresa de milhares de consumidores, a Anvisa surpreendeu ao anunciar a suspensão de produtos muito populares que estavam causando cegueira após serem amplamente usados.

Responsável pela saúde dos brasileiros, a Anvisa sempre manda suspender um produto que se mostre impróprio para uso ou consumo dos consumidores. O problema com esse produto se estende há mais de um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 21 de janeiro de 2023, o telejornal RJ Inter TV 2ª Edição, foi o responsável por anunciar a decisão da Anvisa. “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou a suspensão de 11 produtos para cabelo que podem oferecer risco para a saúde. A agência cancelou a licença de funcionamento da empresa Microfarma, depois que 200 pessoas do estado do Rio apresentaram lesões na córnea em função de um produto capilar que teria causado cegueira temporária”, disse o âncora Vinicius Ferreira.

Algumas pomadas modeladoras estavam causando cegueira (Reprodução: Internet)

A empresa citada pelo jornalista é dona da pomada usada para trançar cabelos Cassu Braids Cassulinha, uma das responsáveis por causar reações adversas nas pessoas que usaram. Vale destacar que em épocas festivas, como janeiro e fevereiro, é comum mulheres trançarem os cabelos para eventos.

E a pomada para trançar acaba sendo sempre uma ótima opção, tendo em vista que ajuda a fixar a trança e oferecer um aspecto diferente. É um produto famoso e que em toda época de folia volta com tudo. É muito mais prático para as mulheres pularem folia com os cabeços trançados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mulher com pomada modeladora (Foto: Reprodução / Freepik)

De acordo com o jornal Extra, a Microfarma não tinha licença estadual de funcionamento e, por este motivo, a Secretaria de Saúde pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o cancelamento do registro da empresa.

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pomada modeladora (Reprodução/Internet)

PROBLEMA PERSISTE EM 2024

Como destacado acima, a reportagem foi no início de 2023, mas em 2024 a Anvisa ainda teve que lidar com o mesmo problema de pomadas para trançar cabelos. De acordo com o G1, no dia 30 de dezembro, o órgão cancelou o registro mais de 1,2 mil pomadas para modelar ou fixar cabelos, por medo de ser um problema para 2024, e de fato ainda ocorreram casos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUANDO O ÓRGÃO FOI CRIADO?

Hoje indispensável para regulamentar o que é produzido no Brasil, a Anvisa só foi criada em 26 de janeiro de 1999. Em 2024, ela completa 25 anos de funcionamento.

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile