Gigante das carnes é proibida pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a proibição do órgão contra duas gigantes das carnes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para começar, falarmos sobre um frigorífico que teve 14 toneladas de carne clandestina apreendidas devido cumprimento de regras da Anvisa. O caso ocorreu em Vila Velha, no Espírito Santo, e diz respeito a uma operação conjunta da prefeitura, a Vigilância Sanitária e outros órgãos.
Conforme informações da Prefeitura de Vila Velha, em março de 2023, o estabelecimento sofreu a apreensão de aproximadamente 14 toneladas de carne clandestina que estavam sendo fracionadas, embaladas sem autorização da Vigilância Sanitária, que segue as normatizações da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a ocorrência, observaram-se restos de cortes de carne suína sobre mesas e bancadas em condições precárias de higiene e ainda apresentando resíduos de sangue, além de elevada predominância de moscas e outros insetos. E foi basicamente para o lixo, já que estava totalmente fora de condições para consumo humano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a prefeitura, toda carne foi recolhida por um caminhão designado pelo Idaf para recolher e dar destinação correta aos produtos apreendidos. A carne foi transferida para um depósito credenciado onde os serão trituradas para produção de ração.
Qual outra gigante das carnes foi proibida pela Agência?
Segundo informações do ‘G1’, em 2022, a Anvisa determinou a proibição e o recolhimento de um lote de filé-mignon da marca ‘BF Meat’. Isso devido à contaminação por salmonella, que foi constatada após uma minuciosa análise feita pelo Ministério da Agricultura (MAPA).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão da Agência Sanitária foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União (DOU), onde determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso do lote de 27 de janeiro de 2022, com validade no dia 28 de março do mesmo ano.
A salmonella, é bastante conhecida por ser responsável por um quadro de intoxicação alimentar. Ela é um tipo de bactéria transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes. Ela causa uma infecção bacteriana chamada salmonelose. E em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
Conforme as informações da fonte, a empresa recolheu voluntariamente os produtos contaminados. Vale destacar que, como desfecho, hoje a marca segue em pleno funcionamento. Isso poque após a retirada dos lotes contaminados continuaram normalmente suas produções.