ANTENÇÃO

14 toneladas no lixo e bactéria mortal: A proibição da Anvisa contra 2 gigantes das carnes e situação hoje

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gigante das carnes é proibida pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a proibição do órgão contra duas gigantes das carnes.

Para começar, falarmos sobre um frigorífico que teve 14 toneladas de carne clandestina apreendidas devido cumprimento de regras da Anvisa. O caso ocorreu em Vila Velha, no Espírito Santo, e diz respeito a uma operação conjunta da prefeitura, a Vigilância Sanitária e outros órgãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme informações da Prefeitura de Vila Velha, em março de 2023, o estabelecimento sofreu a apreensão de aproximadamente 14 toneladas de carne clandestina que estavam sendo fracionadas, embaladas sem autorização da Vigilância Sanitária, que segue as normatizações da Anvisa.

​Apreensão de 14 toneladas de carne em frigorífico (Foto: Reprodução/ Internet)

Durante a ocorrência, observaram-se restos de cortes de carne suína sobre mesas e bancadas em condições precárias de higiene e ainda apresentando resíduos de sangue, além de elevada predominância de moscas e outros insetos. E foi basicamente para o lixo, já que estava totalmente fora de condições para consumo humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, toda carne foi recolhida por um caminhão designado pelo Idaf para recolher e dar destinação correta aos produtos apreendidos. A carne foi transferida para um depósito credenciado onde os serão trituradas para produção de ração.

Qual outra gigante das carnes foi proibida pela Agência?

Segundo informações do ‘G1’, em 2022, a Anvisa determinou a proibição e o recolhimento de um lote de filé-mignon da marca ‘BF Meat’. Isso devido à contaminação por salmonella, que foi constatada após uma minuciosa análise feita pelo Ministério da Agricultura (MAPA).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa determina recolhimento de lote de Filé-mignon contaminado (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão da Agência Sanitária foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União (DOU), onde determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso do lote de 27 de janeiro de 2022, com validade no dia 28 de março do mesmo ano.

A salmonella, é bastante conhecida por ser responsável por um quadro de intoxicação alimentar. Ela é um tipo de bactéria transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes. Ela causa uma infecção bacteriana chamada salmonelose. E em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Conforme as informações da fonte, a empresa recolheu voluntariamente os produtos contaminados. Vale destacar que, como desfecho, hoje a marca segue em pleno funcionamento. Isso poque após a retirada dos lotes contaminados continuaram normalmente suas produções.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile