Chocolate barrado, café interditado e mais uma: a ação da Anvisa contra 3 marcas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável pela saúde dos brasileiros, dessa maneira, é dever do órgão controlar tudo que é consumido. Assim, sempre que uma empresa não cumpre com o que se exige, é barrada.
E a Anvisa precisou interditar nada menos que 3 marcas populares de chocolate, café e pimenta que não estavam de acordo com as exigências. Cada empresa teve um motivo para sofrer com a autuação da agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CAFÉ COM VIDRO
Conforme informações do site Consultas, na página da Anvisa (consultas.anvisa.gov.br), no dia 23 de março de 2023, foi divulgado uma resolução que destacava a interdição do Café Moído E Torrado – Marca Café Da Terra Do R. (495), da empresa Cafe Terra Do Rei Ltda.
O motivo para a proibição, foi que após a análise, foram obtidos ‘resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana, indicando falhas das Boas Práticas, devido ao resultado insatisfatório pela presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro)’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa opera normalmente com outros produtos e em suas redes sociais costuma divulgar todo o seu plantel de opções. Vale destacar que é um café tradicional que já tem a confiança do público. A empresa também é muita responsável com seus clientes e sempre procura oferecer o melhor.
CHOCOLATE COM METAL
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 8 de setembro de 2023, o site Consultas, da Anvisa, expôs que o Chocolate Em Pó Solúvel 70% Cacau – Marca Guimarães (210323), da empresa Guimaraes Brasil Industria E Alimentos Ltda Me, também precisou ser interditado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi exposto que o motivo para a decisão foi o fato de que as análises expuseram um resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio, que é um metal que em grandes quantidades, fazem mal a saúde.
Atualmente, a empresa opera normalmente com os seus produtos, inclusive com o Chocolate Em Pó Solúvel 70%. No site oficial da empresa, é possível consultar tudo que tem no catálogo e até fazer compras.
Os produtos da empresa são queridos pelos consumidores e muitos clientes fazem questão de comprar somente da marca da empresa. Eles oferecem qualidade e confiança para os consumidores.
PIMENTA COM SALMONELLA
Finalizando nossa lista de produtos interditados, temos o Pimenta Do Reino Preta Moida Marca Temperatta, da empresa Sc Alimentos Ltda, que conforme divulgado pelo site Consultas, da Anvisa, divulgou no dia 8 de maio de 2024, a interdição dessa pimenta.
A Anvisa expôs que a decisão de proibição partiu dos resultados analíticos insatisfatórios no lote 25/05/2025 em relação ao padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.) e à identificação da presença de glúten nos lotes 25/05/2025 e 03/07/2025 (o rótulo apresenta a informação “não contém glúten”).
No caso da presença de salmonella, é válido destacar que ela é uma bactéria que pode causar sérios problemas, como intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Logo, é necessário atenção quanto a presença dela em alimentos.
O site Econodata destaca que a empresa opera normalmente, mas não há mais informações sobre os seus produtos. Vale destacar que pimenta-do-reino é um ingrediente indispensável na mesa de muitos brasileiros. O produto é mega popular e queridinho.
PRONUNCIAMENTO DAS EMPRESAS
Não foram encontradas pronunciamentos públicos das empresas citadas, dessa maneira, o espaço segue aberto para debate. Ambas podem entrar em contato para expor suas versões dos fatos.
O QUE A ANVISA FAZ NO AEROPORTO?
Ela atua primordialmente para evitar a entrada e a expansão de doenças vindas do exterior. Por conta disso, é dever do órgão fiscalizar alguns lotes de produtos que estão entrando no Brasil. É possível ter acesso a outras informações sobre deveres da Anvisa no site oficial do governo federal.