Vigilância Sanitária fez proibição contra 3 marcas muito amadas pelos brasileiros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos de 3 marcas que foram retiradas do Carrefour em função de alguma irregularidade.
Os produtos em questão alvos da Anvisa forma de uma marca de café, chocolate e açúcar. O fato é que as notícias envolvendo esses alimentos acabou preocupando os consumidores. Isso porque eles são amplamente consumidos diariamente por milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Café:
Segundo informações do Portal Hortolândia, a Anvisa emitiu o comunicado de risco nº 022/2023, que informa a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do Café Moído e Torrado da marca Café da Terra, com data de validade até 27/04/2023, distribuído pela Café Terra do Rei LTDA.
Pronunciamento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a empresa não emitiu nenhum comunicado para justificar o problema. Entretanto, nosso espaço ainda permanece em aberto para atualização da nota.
Situação atual:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Importante ressaltar que essa proibição se aplica apenas a esse lote específico, ou seja, a marca continua operando normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chocolate:
Em 24 de julho de 2024, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou sobre a proibição contra uma marca popular de chocolates através da resolução n° 2.724, de 24 de julho de 2023. A motivação da proibição se deu levando em conta presença de substâncias que podem causar grandes riscos à saúde.
A interdição cautelar foi contra o lote 09/23 do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco. Essa decisão foi tomada devido aos resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, conforme o laudo de análise emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
Sem posicionamento:
Vale destacar que, até o presente momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
Situação atual:
Outro ponto importante que vale ser mencionado é sobre a atual situação dos chocolates em pó. Como o problema foi causado em lotes específicos do produto, os demais alimentos da empresa não sofreram nenhuma interferência da Anvisa, dessa forma, mantendo sua plena atuação no mercado.
Açúcar:
Em 22 de outubro de 2014, quando a Anvisa proibiu a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada porque em testes encontraram fezes e pelo de rato acima do limite de tolerância estabelecido. Vale pontuar que a medida foi publicada por meio de resolução no Diário Oficial da União, e divulgado pelo G1, portal do Grupo Globo.
Diante disso, na época, ficou proibida a distribuição e venda do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até o dia 7 março de 2016. Vale destacar que o produto é fabricado pela Mercavalle Mercantil Vale do Sol, da cidade de Contagem, em Minas Gerais.
Pronunciamento:
Não foi encontrado nenhum pronunciamento por parte da empresa sobre o ocorrido, entretanto, nosso espaço segue aberto para atualização.
Situação atual:
Segundo informações divulgadas pelo site Empresas do Brasil, a famosa marca de açúcar, Nevada, segue ativa e funcionando normalmente, mas não tem informações sobre a produção do açúcar no site.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.