ALERTA!

Vômito e até morte: A PROIBIÇÃO da ANVISA contra 3 marcas de bebidas arrancadas dos mercados

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa arranca marcas de bebidas do supermercado (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deu a louca na Anvisa? Três grandes marcas de bebidas foram retiradas das prateleiras do supermercados por serem perigosas a saúde

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir a comercialização bebidas populares devido a questões com intoxicação e riscos à saúde, causou um grande impacto e gerou preocupação nos brasileiros.

Bastante apreciada pelos consumidores, essas bebidas enfrentaram um período delicado com a suspensão de sua venda devido a potenciais problemas relacionadas à saúde dos que a consomem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principio vamos falar da marca de suco de soja Ades. A fabricação e comercialização da embalagem de 1 litro do suco de soja Ades, foi suspensa em todo o Brasil. Isso, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo determinação publicada no Diário Oficial da União.

A Unilever anunciou recall do suco após uma das 11 linhas de produção de Ades ser contaminada com uma solução de soda cáustica. Isso na fábrica de Pouso Alegre (MG), a única que produz a bebida no país. Com isso, 96 embalagens de 1 litro receberam a solução de soda em vez de suco de maçã. Nessa fábrica a Unilever também produz caldos, sopas e temperos em pó. No entanto, a suspensão ocorreu em 213 e após a retirada dos produtos listados, a empresa seguiu sua fabricação normalmente.

Suco de Soja Ades (Foto: Reprodução, G1)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais outras marcas foram barradas?

Em janeiro de 2020, a Anvisa anunciou uma medida cautelar que proibia a venda das cervejas da marca Backer. Cerveja também conhecida como Cervejaria Três Lobos Ltda., com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Contudo, a ação da Vigilância Sanitária foi uma resposta direta às análises conduzidas pelo Ministério da Agricultura. O MA confirmou a presença de substâncias tóxicas, monoetilenoglicol e dietilenoglicol, em 21 lotes de oito diferentes marcas de cervejas produzidas pela Backer.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo a Anvisa, os resultados das análises sugerem que a fonte de contaminação nas cervejas da Backer pode ser sistêmica, o que significa que não está restrita a lotes específicos, mas pode se estender a outros produtos fabricados no mesmo período. A Backer já havia sido liberada para voltar a produção de suas cervejas em abril de 2022. Contudo, a empresa estava operando normalmente e atendendo às normas da Anvisa para garantir a qualidade de seus produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, a apenas 2 meses para as festas de fim de ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento (recall) de 28 lotes da bebida Sidra Cereser sabor maçã, totalizando 2,2 milhões de garrafas, devido ao risco de pequenos fragmentos de vidro estarem presentes na bebida.

Sidra Cereser sabor maçã (Foto: reprodução, g1)

Contudo, a medida foi estabelecida pela Resolução-RE nº 3.718/2023, e implica a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso dos lotes afetados da Sidra Cereser sabor maçã. Além disso, os lotes implicados na medida foram fabricados entre 22 de julho e 2 de setembro, representando 2.237.952 unidades do produto ou 186.496 caixas.

Embora a Anvisa alegue que esses lotes foram produzidos em 2023, a empresa responsável afirma que estão datados de 2022.

 

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile