BARRADAS
Substância fatal e RISCO: A proibição da ANVISA contra 3 marcas de carne nos mercados e situação HOJE
25/11/2023 às 21h30
Anvisa barrou três marcas de carnes conhecidas no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, é a responsável pelo controle de qualidade de tudo que é consumido e produzido em território nacional. E sempre que alguma empresa não cumpre com o esperado, é barrada ou tem seus produtos suspensos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E hoje vamos falar de grandes empresas de carne que são conhecida no mercado nacional por sua tradição e qualidade. Mas, nesse caso, elas foram barradas pela Anvisa por alguns problemas.
RIVAL DA SADIA
Ocorre que no dia 26 de setembro de 2017, o portal Gov.br, informou o comunicado emitido no Diário Oficial pela Anvisa, que proibiu a distribuição, venda e uso em todo território nacional do lote nº 0049/206 da carne moída congelada da marca, rival da Sadia, Grã Filé produzida pela Frisa-Frigorífico Rio Doce, com sede em Colatina, no Norte do Espírito Santo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações na época, a Anvisa determinou que a empresa recolhesse apenas o lote nº 0049/206 do produto em circulação no mercado, após um laudo do material recolhido ter apresentado resultado insatisfatório para características sensoriais e pesquisa de sulfito, que em grandes quantidades é fatal e pode levar a óbito.
OUTRA RIVAL DA SADIA
De acordo com o que foi publicado pela própria Anvisa, no dia 07 de junho de 2003, foi arrancado alguns números de lotes de hambúrgueres dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca dos hambúrgueres em questão é conhecida por todos e inclusive é considerada rival da Sadia, uma vez que comercializam produtos do mesmo setor. Estamos falando da Estrela Alimentos, correspondente do Frigoestrela (Frigorífico Estrela D’Oeste LTDA), foi executada.
O comunicado exposto no DOU (Diário Oficial da União) bem como no site oficial da prefeitura de Florianópolis, deixou claro que os lotes do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, cujas numerações eram: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223, tiveram a comercialização proibida e saíram de circulação dos pontos de venda.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
● Lula ciente: INSS emite 4 alertas de FIM de benefício para pensionistas e mudança na lei para 2025
● 10km/L e na casa dos R$70 mil: 5 carros, incluindo queridinho da Fiat, para você comprar em 2025
Essa medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário promovido pela própria detentora da marca.
O DESFECHO DESSA MARCA DE CARNE
No caso da marca de carnes, a Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais denunciou a empresa para a entidade. De acordo com o órgão, todos os lotes de todos os produtos da Cooperativa Pecuária Holambra; Supermercado Rei das Carnes LTDA foram proibidos de serem comercializados.
Em primeiro lugar, a própria Anvisa desconhece o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da fabricante. Além do mais, os agentes sanitários verificaram que a fabricação dos produtos não respeitam as normas padrões. As condições de armazenamento e fabricação dos produtos são precárias, afirma a nota da entidade.
QUAL O DESFECHO DESSAS MARCAS?
Ambas voltaram a operar normalmente após proibição da Anvisa. Vale destacar, que a Vigilância Sanitária libera após as empresas atenderem ao que ela exige.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]