A Vigilância Sanitária decidiu surpreendeu ao proibir às pressas 3 marcas populares de carne, frango e salsicha. A medida pegou os consumidores de surpresa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma das principais autarquias do Governo Federal. O órgão visa garantir a segurança e a saúde dos consumidores brasileiros. Dessa vez, por exemplo, falaremos da autuação da agência que decidiu proibir nada mais, nada menos do que 3 marcas de carnes diferentes e retirou de circulação em função dos riscos à saúde.
Vale lembrar que os decretos da Anvisa ocorreram em 2023 e 24 contra marcas de carne bovina, salsicha e frango. É importante frisar que carne é uma das proteínas mais consumidas pelos brasileiros. Existem variações desse alimento, como o frango, porco, gado, entre outros. Além disso, é um alimento que costuma ser frequente na mesa de todo mundo, principalmente, por conta da diversificação de pratos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Frango
Ainda segundo o portal da Anvisa, outra suspensão ocorreu conta a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. A decisão foi tomada através da resolução n° 587, de 09 de fevereiro de 2024.
Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa, segundo informou o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação. Vale lembrar que a situação acabou sendo bastante similar ao da outra empresa de carne.
Pronunciamento:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Mas, nossa matéria permanece em aberto para atualização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Salsicha
Em 2023, a Anvisa proibiu a distribuição, comercialização e uso de um lote de salsichas da marca Nalin de acordo com o portal Extra. A decisão foi feita após comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa, devido à contaminação microbiológica. O produto é a salsicha Viena com alho, sabor defumado, lote N130623, fabricado em 13 de junho de 2023. A validade ia até 13 de setembro do mesmo ano.
Pronunciamento:
Contudo, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, os lotes foram recolhidos.
Carne bovina
Por fim, a Anvisa proibiu a Carne Congelada de Bovino Sem Osso – Cupim marca Cedro Alimentos, no dia 9 de fevereiro de 2024. Conforme a agência, foi cravado a suspensão de uso, comercialização e distribuição do lote n° 13012024 do produto, fabricado em 13/01/2024, prazo de validade: 12/01/2026. O órgão federal fez questão de explicar os motivos para tal decisão.
Eles informaram que a motivação se deu devido à detecção de contaminação pela bactéria Escherichia coli, essa que pode causar diversas infecções. A notícia, vale lembrar, pegou muitas pessoas completamente de surpresa, uma vez que a marca é bastante querida entre os consumidores. Aliás, ela é conhecida e costuma ser popular nos supermercados do Brasil.
Pronunciamento:
Não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Situação atual:
Em todos os casos, as empresas cumpriram o recolhimento voluntário da Anvisa. Dessa forma, as companhias receberam autorização para funcionar normalmente e estão vendendo seus produtos.
Quais os riscos da Salmonella?
Vale lembrar que a Salmonella é uma bactéria altamente prejudicial para a saúde humana. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.
Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, mas são confirmados por meio de exames de sangue e fezes, além da análise clínica do médico, conforme cada caso. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:
- Diarreia;
- Vômitos;
- Febre moderada;
- Dor abdominal;
- Mal-estar geral;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Calafrios.
Segundo o portal oficial do Governo, em casos raros, a intoxicação alimentar causada pela Salmonella pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.