Chocante!
Substância FATAL e vidro: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de macarrão, café e +1
23/06/2024 às 20h50
Marcas gigantescas são atingidas por proibição urgente da Anvisa e risco fatal à saúde
Consumidores ficam chocados após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitir comunicado urgente proibindo a venda de produtos muito populares de grandes marcas famosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal G1, a Anvisa proibiu a distribuição de um lote de açúcar cristal da marca Nevada, no dia 22 de outubro de 2014.
Isso porque, testes feitos pelo órgão encontraram excremento e pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até 7 de março de 2016, ficou proibido de ser vendido.
Outro produto muito popular que também foi alvo de medida adelas do órgão, foi o Café moído e torrado da marca Café da Terra, segundo informações do portal Consultas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida publicada em 27 de março de 2023, foi motivada por um laudo que apresentou resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.
Por fim, vamos falar das massas alimentícias da marca Keishi, que foram proibidas através de uma resolução publicada no site da Anvisa, no dia 21 de setembro de 2022.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Infestação de baratas: Jornal da Band confirma fechamento histórico de 4 restaurantes após proibição da Anvisa
● Risco de cegueira e câncer: Progressiva nº1 das mulheres é proibida pela ANVISA e retirada da Shopee e +
● Risco de infecção e meningite: ANVISA proíbe produto nº1 das mães após ameaça aos bebês
O recolhimento dos lotes ficaram parte da investigação sobre o caso do propilenoglicol contaminado com etilenoglicol, que causou intoxicação e morte de animais.
Vale ressaltar que o etilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática quando ingerido, podendo inclusive levar à morte. Não há autorização para o uso dessa substância em alimentos.
Contudo, os produtos citados foram recolhidos, porém, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.