BOMBA

Bactéria mortal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne e retirada de mercados às pressas

12/07/2024 às 19h50

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Anvisa teve que barrar marca de carne (Foto: Divulgação)

A Anvisa surpreendeu com uma proibição urgente relacionada há 3 marcas populares de carne que precisam ser arrancadas às pressas dos supermercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem como função atuar no controle sanitário de diversos produtos, tais como medicamentos, alimentos e cosméticos. Nessa matéria, por exemplo, falaremos de três proibições do órgão federal contra marcas famosas de carne. Os decretos ocorreram em 2023 e 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que a carne é um dos alimentos mais consumidos no mundo diariamente. Isso porque ele possui uma grande variedade dentro das cozinhas, podendo ser usado em diversos pratos. E diga-se de passagem, quase todo mundo ama um churrasco, não é verdade? No entanto, as marcas que citaremos tiveram que retirar seus produtos de circulação devido à contaminação dos mesmos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carne

A primeira marca proibida pela Anvisa foi a Carne Congelada de Bovino Sem Osso – Cupim marca Cedro Alimentos, no dia 9 de fevereiro deste ano. Conforme a agência, foi cravado a suspensão de uso, comercialização e distribuição do lote n° 13012024 do produto, fabricado em 13/01/2024, prazo de validade: 12/01/2026. Na ocasião, o órgão federal explicou o motivo.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles informaram que a motivação se deu devido à detecção de contaminação pela bactéria Escherichia coli, essa que pode causar diversas infecções. A notícia, vale lembrar, pegou muitas pessoas completamente de surpresa, uma vez que a marca é bastante querida entre os consumidores. Principalmente, por sempre se preocupar com a qualidade de seus produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronunciamento:

Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular. Apesar disso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Frango

Ainda segundo o portal da Anvisa, outra suspensão ocorreu conta a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. A decisão foi tomada através da resolução n° 587, de 09 de fevereiro de 2024.

Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa, segundo informou o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação. Vale lembrar que a situação acabou sendo bastante similar ao da outra empresa de carne.

Pronunciamento:

Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Mas, nossa matéria permanece em aberto para atualização.

Salsicha

Outra empresa que teve um de seus produtos barrados pela Anvisa foi a Carrer Alimentos, da empresa Carrer Alimentos LTDA. No dia 1° de dezembro de 2023, a agência publicou a resolução Nº 4.621 onde proibia a comercialização, distribuição e uso, e comunicava o recolhimento do lote 18/10/2023 (validade 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes. A bactéria pode causar infecção intrauterina, corioamnionite, parto prematuro, entre outras coisas.

Pronunciamento:

Por se tratar de um recolhimento voluntário, os outros produtos seguiram sendo comercializados normalmente. A Carrer Alimentos declarou em comunicado ao portal Notícias Concursos na época. “Estamos comprometidos com a segurança dos alimentos e a satisfação dos nossos clientes. Tomamos todas as medidas necessárias para resolver a situação e garantir que isso não aconteça novamente”.

Situação atual:

Vale lembrar que todas as empresas citadas na matéria estão regularizadas com sua situação em relação a Anvisa. Assim, elas estão funcionando normalmente.

Quais os riscos da Salmonella?

Vale lembrar que a Salmonella é uma bactéria altamente prejudicial para a saúde humana. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.

Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, mas são confirmados por meio de exames de sangue e fezes, além da análise clínica do médico, conforme cada caso. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre moderada;
  • Dor abdominal;
  • Mal-estar geral;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios.

Segundo o portal oficial do Governo, em casos raros, a intoxicação alimentar causada pela Salmonella pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Anvisa

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.