Bactéria fatal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas de carne, frango e queijo e retirada de mercados

Anvisa fez proibição contra carne, frango e queijo (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa fez proibição contra carne, frango e queijo (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcas famosas de carne, frango e queijo foram barradas pela Vigilância Sanitária e clientes ficaram perplexos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos da proibição do órgão federal envolvendo marcas de carne, frango e queijo.

Diante dessas notícias relacionadas a esses produtos, os clientes ficaram perplexos. Isso porque a Anvisa determinou a retirada os alimentos pertencentes a essas marcas das prateleiras. Como eles são amplamente usados na culinária, todo mundo ficou preocupado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carne

Segundo informações do portal da Anvisa, no gov.com, no dia 15 de fevereiro de 2024, foi publicado a resolução n° 587 que proíbe o consumo do lote 13012024, fabricado em 13/01/2024, prazo de validade: 12/01/2026, da Carne Congelada de Bovino Sem Osso Cupim da marca Cedro Alimentos, pertencente a empresa C M DE OLIVEIRA LTDA.

A suspensão do produto ocorreu em função de um comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa C M DE OLIVEIRA LTDA (CEDRO ALIMENTOS), devido à detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa e carnes com contaminação – Foto Reprodução Internet

Pronunciamento:

Vale lembrar que não foi encontrado nenhum comunicado oficial a respeito da marca, entretanto, nosso espaço segue aberto para atualização da matéria.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Frango

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o portal da Anvisa, outra suspensão ocorreu conta a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.

Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa.

O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.

Frango da marca Ave Nova (Reprodução/Montagem TV Foco)

Pronunciamento:

Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Mas, nossa matéria permanece em aberto para atualização.

Queijo

O portal da Anvisa ainda informou a respeito de outra restrição. A resolução n° 1.707, de 02 de maio de 2024, a qual proíbe a comercialização, distribuição e uso do lote 19205 do queijo minas artesanal marca Do Serro, da empresa COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO LTDA.

A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, referente ao produto Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro, Lote 19205, embalado em Polietileno à vácuo de 400 e 800 g, com validades de 01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024.

A medida foi motivada devido a resultados analíticos insatisfatórios em relação aos estabelecidos no padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.).

Queijo – Anvisa (Foto: Reprodução, Montagem – Tv Foco)

Pronunciamento:

Também não foi encontrado nenhum pronunciamento ou nota por parte da empresa que recebeu a notificação da Anvisa. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização.

Situação atual:

Vale lembrar que as marcas mencionadas nessa matéria seguem funcionando normalmente, uma vez que apenas os lotes que foram barrados pela Anvisa fugiram dos padrões sanitários. Sendo assim, os outros produtos não foram afetados.

O que é a Salmonella?

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. É uma bactéria que possui duas espécies causadoras de doenças em humanos: S. enterica e S. bongori.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile