ALERTA
Vômito, febre e diarreia: A proibição urgente da Anvisa contra 3 queijos após flagrante de bactéria grave
15/07/2024 às 18h49
A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fazer uma proibição urgente contra 3 queijos de uma marca famosa por conta do flagrante de uma bactéria grave
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa publicação, falaremos sobre uma proibição do órgão federal contra 3 queijos populares e muito conhecido dos brasileiros de uma marca famosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o Brasil e um dos grandes consumidores de queijo do mundo. O uso desse alimento está associado a várias receitas populares. Justamente por conta disso, essa matéria a respeito da proibição da Anvisa acabou sendo uma surpresa para muitas pessoas, que não esperava uma situação tão grave.
No ano de 2017, por meio de uma resolução da Anvisa publicada no dia 26 de dezembro, 3 lotes de queijo da Friolack acabaram sendo arrancados dos mercados. Na ocasião, a Anvisa chegou a divulgar em seu próprio portal, o número dos lotes dos produtos comprometidos com a presença de uma bactéria nocivas à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Lote 290 do Queijo Prato Lanche (fatiado e interfolhado). Fabricação em 11/11/2017 e validade em 9/2/2018
- Lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado . Fabricação em 30/10/2017 e validade em 28/1/2018
- Lote 312 do Queijo Coalho. Fabricação em 6/11/2017 e validade em 4/2/2018
De acordo com informações do portal da Anvisa, o órgão federal proibiu a distribuição e a comercialização dos três lotes de queijos da marca Friolack. Os produtos estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central, entre outros problemas.
Segundo informações do portal da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, os outros problemas causados incluem febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros sintomas gastrointestinais. Os sintomas variam conforme a pessoa infectada. Exatamente por isso, é preciso ter muito cuidado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento da empresa:
Em uma nota enviada ao portal VIX, a Friolack informou na época que não constaram reclamações sobre os produtos citados no SAC da empresa ou em outro órgão de reclamação e que, ao saber do resultado da Anvisa, fez um teste de análise microbiológica em laboratório próprio nos tipos de queijo citados e que não encontrou irregularidade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 100kg de carne podre: A interdição da Anvisa contra açougue e padaria tradicional em SP por flagra nojento
● Coágulos no cérebro e AVC: JN paralisa país com decreto da ANVISA contra produto nº1 entre jovens
● Carne de cachorro: ANVISA determina fechamento urgente de açougue após nojeira
Leia o posicionamento na íntegra abaixo:
“A empresa LATICÍNIO FRIOLACK LTDA. vem respeitosamente em resposta à matéria vinculada na mídia eletrônica do Site da Anvisa (Resolução – RE n° 3.414, de 26 de dezembro de 2017) se manifestar sobre os resultados do produto queijo de três lotes específicos.
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que, preocupados com a qualidade e a segurança dos produtos que oferecemos, exercemos um rigoroso controle em todas as etapas do processo de fabricação dos produtos, desde a matéria-prima, seleção dos ingredientes até a fase final de embalagem, distribuição e chegada ao consumidor final.
Possuímos corpo técnico qualificado e apto para desempenhar referido controle.
A qualidade e a uniformidade de nossos produtos seguem severamente os requisitos regulamentares pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e em conformidade com a legislação vigente.
Informamos que não há registros no SAC ou em qualquer outro órgão com reclamações dos produtos queijo prato lanche fatiado e interfolhado – lote 290, queijo mussarela fatiado – lote 303 e queijo coalho – lote 312.
Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente realizamos análises microbiológicas em laboratório próprio, de amostras do schelf life e efetuamos o envio de amostras destes lotes para laboratório credenciado junto ao MAPA (Laboratório Unianálises/Univates) para pesquisa de microrganismo Listéria monocytogenes (No mesmo lote de produtos questionados.
O laudo realizado por instituto/laboratório com referência nacional não apresentou nenhuma irregularidade).
Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade para reiterar nosso compromisso de qualidade, confiabilidade e certificação dos nossos produtos com o consumidor, e informamos que o consumo do produto não oferece riscos para a saúde.
A Friolack é uma empresa que está há dezoito anos no mercado de produtos laticínios, com inúmeros prêmios conquistados, se preocupa com a qualidade e com controle microbiológico efetivo de todos os produtos e linhas produtivas.
Acreditamos se tratar de um equívoco que será esclarecido.
A empresa está adotando todas as medidas necessárias para a rápida elucidação do fato, diga-se de passagem, eventual e sem precedentes.
Antes mesmo da publicação da Resolução RE nº 3.414 pela Anvisa, já se deram os recolhimentos voluntários dos referidos lotes questionados.
Desde já, nos colocamos à disposição através do SAC ([email protected]) ou telefone (54) 4052-9228, cujo contato se encontra na embalagem dos nossos produtos, para quaisquer outros esclarecimentos. Nosso compromisso é manter a qualidade de todos os nossos produtos e, como sempre, honraremos com o que nos comprometemos”.
Situação atual:
Vale lembrar que apenas os lotes mencionados foram atingidos pelo decreto da Anvisa. Como eles retiraram os produtos, a empresa recebeu autorização para seguir funcionando normalmente. A rede não teve mais nenhum problema.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.