Terror

Morte confirmada e terror no Brasil: A proibição da ANVISA contra 8 remédios populares e retirada de lojas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Consumir medicamentos sem autorização da ANVISA representa risco (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vigilância Sanitária faz proibição contra 8 remédios populares que podem causar problemas aos consumidores

8 remédios tiveram proibição urgente feita pela Anvisa, a Vigilância Sanitária, e deixou os brasileiros completamente desesperados, já que muitas pessoas consumiram eles.

A Anvisa é a responsável por criar e averiguar se as leis estão sendo aplicadas de forma correta no ambiente do dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso essas normas e leis não sejam colocadas em prática de forma correta, a Anvisa tem todo o direito de intervir, proibir e bloquear a venda desses produtos.

E foi justamente isso que a Anvisa fez. De acordo com informações do Correio Braziliense, em 2022, uma enfermeira de São Paulo morreu em decorrência de uma hepatite fulminante que estaria associada ao uso de chá em cápsulas de emagrecimento.

A partir deste caso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nova lista com produtos parecidos com o que teria matado a enfermeira, que agora estão suspensos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mara Abreu, 42 anos, morreu após ter complicações seguido de um transplante de fígado. O transplante teria sido necessário porque a enfermeira apresentava um quadro de hepatite fulminante em decorrência do uso de cápsulas de um chá emagrecedor.

Outro caso parecido foi a morte da cantora Paulinha Abelha, do Calcinha Preta, que também poderia estar ligada ao uso destes tipos de medicamentos, fato revelado pelo marido da artista.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa informou que qualquer produto que faça alegações terapêuticas deve estar autorizado pela agência para ser vendido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Por lei, os medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias, independentemente da categoria (sintético, biológico, fitoterápico, homeopático, dinamizado, entre outros)”, afirmou a Agência.

Veja abaixo os medicamentos proibidos pela Anvisa para consumo:

O QUE A ANVISA FAZ?

De acordo com a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile