EITA

Pedaços de metal e gritaria: A proibição da ANVISA contra chocolate popular e 2 doces nº1 que você ama

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa proíbe a venda de dois doces amados (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária decidiu agir às pressas para realizar a proibição contra uma marca famosa de chocolate e dois doces muito amados no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, falaremos sobre a proibição contra uma marca de chocolate e dois doces que você ama.

CHOCOLATE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.724, DE 24 DE JULHO DE 2023, D.O.U. de 26/07/2023, que interdita cautelarmente o lote 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau.

Os produtos são da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA, CNPJ nº 04.522.379/0001-50. Vale lembrar que a decisão foi tomada em julho do ano passado. A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo.

Isso foi constatado conforme Laudo de análise fiscal inicial nº 737.1P.0/2023, ref. ao produto Cacau em Pó, da marca Qualicau, lote 10/23 RS, val. 09/03/2024 e Laudo de Análise Fiscal inicial nº 926.1P.0/2023, do produto Chocolate em pó 50% cacau, marca Qualicau, lote 09/23 RS, val. 03/03/2024; emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posicionamento:

Não encontramos nenhum posicionamento a respeito da marca, entretanto, deixamos o nosso espaço em aberto para alguma possível atualização da empresa.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação atual:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa cumpriu as determinações da Anvisa e voltou a funcionar normalmente.

DOCES

Dori

Recentemente, a Anvisa confirmou o comunicado de recolhimento de 7 balas muito populares e famosas no Brasil. Trata-se, de produtos da marca Dori, uma das maiores no ramo alimentício no Brasil. A gigante possui diversos petiscos, desde amendoins, snacks, gomas, chocolates, e uma infinidade de balas. No entanto, a empresa passou por um pequeno problema.

Em 19 de agosto, a Anvisa publicou uma resolução no Diário Oficial da União (DOU), na qual confirmou o recolhimento voluntário da Dori, além de determinar a suspensão da distribuição, comercialização e uso. Conforme o órgão, a medida se deu devido ao potencial risco de presença de Salmonella Muenchen nos lotes indicados pela empresa.

Confira os produtos indicados pela Dori em seu recolhimento voluntário:

Pronunciamento:

A Dori Alimentos iniciou um recolhimento voluntário desses produtos e orientou os pontos de venda a interromperem imediatamente a comercialização dos lotes contaminados. A empresa também informou que já concluiu o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada.

Situação atual:

Somente os lotes enumerados foram afetados e retirados de circulação, ou seja, a empresa segue funcionamento normalmente.

Paçoca

Segundo informações divulgadas pelo portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 04 de dezembro do ano passado, a marca de amendoim japonês, Paçocas Canaã, foi retirada às pressas das prateleiras dos mercados. Tendo a sua proibição cravada através do comunicado oficial na publicação da Resolução RE Nº 4.630, de 4 de dezembro de 2023.

Na época, a Anvisa informou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do alimento Amendoim Japonês, da marca Canaã, fabricado pela empresa Ronaldo de Souza (Paçocas Canaã). Dessa forma, determinando o recolhimento de todos os lotes do produto devido a riscos à saúde dos consumidores.

Pronunciamento:

Não encontramos nenhum pronunciamento da marca. Entretanto, o espaço permanece em aberto para atualização da matéria.

Situação atual

De acordo com o portal de Consultas da Anvisa, o Amendoim Japonês ainda não se encontra sendo comercializado no mercado, com a sua proibição ainda em vigor. Além disso, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile