ALERTA
Risco à saúde: A proibição da Anvisa contra duas marcas amadas pelas mulheres e retirada das prateleiras
12/05/2024 às 23h33
Duas marcas acabaram sendo notificadas pela Vigilância Sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, relembraremos uma proibição do órgão federal que aconteceu no dia 19/07/2018 contra 2 empresas muito amadas pelas mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando de marcas que atuam no setor de cosméticos, ou seja, algo muito utilizado pelas mulheres. Na ocasião, a Anvisa realizou uma proibição contra as empresas de shampoo e sabonete. Em função dos riscos, os produtos foram retirados às pressas das prateleiras.
Segundo o portal do Governo Federal, via publicação na aba da Imprensa Nacional, no ano de 2018, a Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. Na ocasião, eles explicaram o motivo da notificação urgente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o produto, fabricado pela empresa Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, não possuía registro ou notificação na agência. Na ocasião, o mesmo motivo atingiu produtos de outra empresa: Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L.
Notificações:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos são fabricados por Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda. As proibições se encontram na publicação do dia 19/07/2018 no Diário Oficial da União (DOU), mediante a resolução n° 1.891, de 16 de julho de 2018, para o cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional e a resolução n° 1.892, de 16 de julho de 2018, para os produtos Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L.
Falta de pronunciamento:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Risco fatal: Eduardo Oinegue para Jornal da Band com proibição da ANVISA contra doce n°1
● Barata, pombo e nojeira: A interdição da Anvisa às pressas contra restaurante n°1
Após apurações realizadas sobre os casos, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido. Entretanto, vale lembrar que, o espaço continua em aberto para que as marcas mencionadas possam expor suas versões dos fatos.
Situação atual:
Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘EconoData’, ambas as empresas seguem em funcionamento no mercado. Entretanto, a empresa antes conhecida como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, com o CNPJ nº 13.239.832/0001-07, agora opera pelo nome de Yuzi Indústria de Cosméticos – LTDA.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]