O órgão decretou a proibição contra 3 leites populares e queridinhos dos brasileiros após irregularidades que trazem riscos à saúde
O leite e derivados é um dos alimentos que está presente na mesa de muitas famílias do Brasil. Além de ser uma bebida saborosa e que faz parte de muitas receitas, ele também é considerado um dos alimentos mais completos e ricos nutricionalmente falando.
Ele é uma grande fonte de proteínas, vitaminas e cálcio e o seu consumo traz benefícios para a saúde de adultos, idosos e principalmente de crianças em fase inicial. Inclusive, quando falamos em marca, podemos dizer que possuem várias de referências para consumidores que não dispensam o consumo do tipo de alimento por nada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, ao longo dos anos, algumas marcas acabaram deixando a desejar em alguns quesitos e sendo alvo de intervenções da ANVISA. Vale dizer que, uma situação do tipo ocorreu no dia (15) de junho de 2023, quando a autarquia baixou um decreto às pressas contra 3 produtos, pertencentes a linha Natville, produzida pela Laticínios Santa Maria Ltda, com sede em Sergipe, segundo o G1, portal de notícias da Globo.
A fonte destaca que os produtos em questão se tratam do: leite UHT integral, leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).
Os produtos citados correspondiam às datas de janeiro a maio de 2023 e, tiveram o recolhimento voluntário depois da devida comprovação da falta de garantia de boa fabricação. A comprovação representou graves riscos por contaminação entre outros fatores preocupantes à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que a suspensão foi adotada pelo fato de que, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi constatado que os alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.
COMUNICADO DA NATVILLE
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Por meio do seu site oficial, a marca emitiu um COMUNICADO OFICIAL onde expôs o ocorrido e reafirmou o compromisso em manter a qualidade e segurança na fabricação de seus produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em respeito aos seus clientes e consumidores, a Natville informa que vem tomando as providências para corrigir as inconsistências apontadas pela Anvisa e comunica que todas as suas fábricas estão funcionando plenamente e em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura.
Esclarecemos que as inconsistências decorreram de operações num setor novo na unidade de Nossa Senhora da Glória (SE), que estava em fase de licenciamento. Porém, neste momento a empresa opera plenamente regulamentada.
Prosseguimos com recolhimentos de lotes de LEITE UHT INTEGRAL e DESNATADO, exclusivamente referentes ao SIF 2669, e que foram fabricados entre janeiro e maio de 2023. Esta ação segue o plano de RECALL descrito no Programa de Autocontrole Rastreabilidade e Recolhimento -PAC 12 que atende os critérios da Resolução RDC 655/2022 da ANVISA”, diz o comunicado.
Segundo uma apuração realizada pelo TV Foco, a marca Natville não apenas regularizou a sua situação como VOLTOU A SER COMERCIALIZADA NOVAMENTE. Segundo mencionado ao longo do texto, a situação atingiu foi pontual, ou seja, se deu apenas em lotes específicos da marca.
Quando a ANVISA foi fundada?
Fundado em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999, o órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil.