Uma marca famosa de suco de caixinha acabou sendo barrada pela Vigilância Sanitária dos mercados no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, trataremos de uma proibição do órgão federal contra uma marca famosa de suco de caixinha que precisou ser arrancada dos mercados devido riscos à saúde do consumidor.
Vale lembrar que o suco é uma das bebidas mais consumidas do Brasil e se tornou uma grande alternativa para quem quer fugir do refrigerante. Aliás, a popularidade do suco de caixinha também cresceu nos últimos anos em função da praticidade. Justamente por conta disso, uma notícia como essa costuma causar preocupação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca de suco de caixinha em questão era a Ades, que se envolveu em uma grande polêmica em 2013, na ocasião, a empresa ainda pertencia a Unilever. A Anvisa descobriu que a empresa envasou, na época, um lote de suco com soda cáustica na composição. Segundo o G1, tudo aconteceu quando uma mulher passou mal.
O caso aconteceu em Guarujá, no litoral de São Paulo. Na ocasião, o advogado da mulher, Airton Sinto, solicitou um exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que identificou o produto de limpeza tóxico na composição. A Unilever afirmou que 96 unidades de Ades, sabor maçã, foram envasadas com solução de limpeza.
Eles afirmaram que alertaram a população anunciando o recolhimento voluntário do produto assim que soube da contaminação. Segundo o G1, a falha foi detectada no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã (Lote AGB 25) envasado no equipamento TBA3G no dia 25/02/2013 com validade até 22/12/2013.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o documento que foi divulgado na época, o pH (Potencial Hidrogeniônico), ou índice de alcalinidade do produto, era de 13,5, que corresponde à soda cáustica. Dessa forma, na época, a Anvisa determinou a proibição da fabricação, venda, comercialização e consumo dos lotes identificados com a contaminação.
Pronunciamento:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota, a Unilever reafirmou que o problema de qualidade “limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litro, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre”. Além disso, a empresa fez questão de deixar claro no pronunciamento que apenas o lote em questão tinha sido comprometido durante sua fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo”, afirmou a Unilever na época. A empresa ainda pediu “desculpas aos nossos consumidores e clientes pelo episódio e declarar mais uma vez nosso compromisso com a qualidade de Ades, uma das marcas mais queridas do Brasil”.
Situação atual:
Vale lembrar que a Ades nunca mais se envolveu em nenhum tipo de polêmica envolvendo seus produtos. Na época do ocorrido, a Unilever se dispôs a atender todos os prejudicados com a contaminação do produto e pediu desculpas oficialmente. Atualmente, a Coca-Cola é dona da marca de suco.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia a Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.