Vigilância Sanitária ordenou recolhimento de lote de carne em açougues, após produtos apresentarem riscos
O papel da Anvisa é diário em diversas áreas do país. Principalmente nos supermercados e restaurantes, a atenção costuma ser redobrada, já que, qualquer tipo de irregularidade, pode causar sérios riscos à saúde do consumidor.
Em 2022, um caso chamou atenção. Para quem não acompanhou, a Vigilância Sanitária determinou o recolhimento de um lote de filé-mignon da marca BF Meat, depois que o Ministério da Agricultura apontou contaminação de Salmonella.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Salmonella, para quem não sabe, é uma das bactérias com maior responsabilidade por intoxicações alimentares, normalmente transmitida através de alimentos crus, mal cozidos e contaminados por fezes. Os principais sintomas são diarreia, vômito e mal-estar.
Segundo o G1, a Anvisa registrou a decisão no Diário Oficial da União, proibindo a comercialização, distribuição e uso do lote de 27 de janeiro daquele ano. A validade apontada na embalagem dos produtos era para o dia 28 de março de 2022.
Em resposta, a empresa responsável pela BF Meat recolheu voluntariamente o lote em questão. Já a Vigilância Sanitária voltou a reforçar que as ações tomadas não são punitivas, mas, sim, instrutivas, para manter a saúde e bem-estar dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o trabalho da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
As denúncias podem ser feitas através do número: 0800-642-9782.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE