EITA
Pelo de rato: A proibição da Anvisa contra marca de farinha barrada em mercados e situação HOJE (19)
19/04/2024 às 22h20
Marca de farinha foi barrada nos mercados
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre uma proibição do órgão federal contra uma famosa marca de farinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘O Globo’, jornal digital da Globo, a Associação de Consumidores Proteste realizou um teste de segurança alimentar em uma marca de farinha do trigo. A análise foi feita com base no regulamento da Anvisa e encontrou fragmentos de pelo de rato e insetos na farinha da marca Sol.
Segundo comunicado da Anvisa, foram encontrados 25 fragmentos de insetos e um pelo de rato. Apesar de a quantidade de insetos estar dentro da lei determinada pela regulamentação, pelos de roedores não são permitidos nesses produtos. A agência autoriza um pelo de roedor para cada 100 gramas de produtos de tomate, por exemplo, mas esse regulamento não se aplica à farinha de trigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a Proteste exigiu dos órgãos fiscalizadores que os produtos em desacordo com a norma fossem retirados do mercado e pediu uma revisão na Resolução 14 da Anvisa, considerada “excessivamente complacente”. Diante dessa situação, a J.Macêdo, fabricante da farinha de trigo Sol, se pronunciou e disse que estava colaborando com a agência.
Pronunciamento da empresa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A J.Macêdo, fabricante da farinha de trigo Sol, tem laudos de laboratório credenciado pela ANVISA (anexos) que atestam não ter sido identificada nenhuma inconformidade no mês de produção indicado pelo número parcial de lote divulgado pela Proteste. O mesmo vale para os meses anteriores e posteriores ao fato, no que se refere à presença de materiais estranhos. A J.Macêdo tem contraprovas dos lotes de produção e já os submeteu a exame em laboratório externo credenciado pela ANVISA, a fim de resguardar e dar a seus consumidores a garantia de seu rigor em relação aos seus procedimentos de fabricação”, disse a empresa.
Situação atual
A marca Sol regularizou todos os seus produtos após o ocorrido e não teve novos problemas com a Anvisa nos últimos anos. Dessa forma, segue em plena atuação no mercado com os seus produtos que seguem os padrões estabelecidos pela agência.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]