BOMBA

Vômito e pulmões parando: A proibição da Anvisa contra marca de salsicha, frango e +1 popular às pressas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa fez proibição contra marca de frango, salsicha e mais um (Foto: Reprodução/ Internet)

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando ocorrem irregularidades que prejudiquem a saúde do consumidor brasileiro. Dessa vez, 3 marcas populares foram barradas dos supermercados, entre elas uma de salsicha e frango.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fígado de frango retirado as pressas dos mercados

Conforme a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou em 09 de fevereiro de 2024, a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, da empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.

A proibição do produto se deu considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, considerando o lote: 284-2, fabricado em 06/12/2023, valido até 05/12/2024. Devido à detecção de Escherichia coli acima dos limites permitidos na legislação, assim, sendo retirado às pressas dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronunciamento:

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Salsicha

Outra empresa que teve um de seus produtos barrados pela Anvisa foi a Carrer Alimentos, da empresa Carrer Alimentos LTDA. No dia 1° de dezembro de 2023, a agência publicou a resolução Nº 4.621 onde proibia a comercialização, distribuição e uso, e comunicava o recolhimento do lote 18/10/2023 (validade 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes. A bactéria pode causar infecção intrauterina, corioamnionite, parto prematuro, entre outras coisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronunciamento:

Por se tratar de um recolhimento voluntário, os outros produtos seguiram sendo comercializados normalmente. A Carrer Alimentos declarou em comunicado ao portal Notícias Concursos na época. “Estamos comprometidos com a segurança dos alimentos e a satisfação dos nossos clientes. Tomamos todas as medidas necessárias para resolver a situação e garantir que isso não aconteça novamente”.

Queijo

O portal da Anvisa ainda informou a respeito de outra restrição. A resolução n° 1.707, de 02 de maio de 2024, a qual proíbe a comercialização, distribuição e uso do lote 19205 do queijo minas artesanal marca Do Serro, da empresa COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO LTDA.

A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, referente ao produto Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro, Lote 19205, embalado em Polietileno à vácuo de 400 e 800 g, com validades de 01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024.

A medida foi motivada devido a resultados analíticos insatisfatórios em relação aos estabelecidos no padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.).

Pronunciamento:

Também não foi encontrado nenhum pronunciamento ou nota por parte da empresa que recebeu a notificação da Anvisa. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização.

Situação atual:

Vale lembrar que as marcas mencionadas nessa matéria seguem funcionando normalmente, uma vez que apenas os lotes que foram barrados pela Anvisa fugiram dos padrões sanitários. Sendo assim, os outros produtos não foram afetados.

Quais os riscos da Escherichia coli?

Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. A Escherichia coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, pneumonia (correndo o risco de deixar os pulmões parando), vômito, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.

O produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote citado que fugiu das regras sanitárias. Apesar de se tratar de um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile