O órgão vinculado ao Ministério da Saúde proibiu uma marca de tempero bastante conhecida pelos consumidores
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um dos órgãos brasileiros que visa a proteção do ser humano contra riscos a sua saúde, focando principalmente na prevenção de alimentos ou estabelecimentos que possam apresentar algum perigo. Portanto, dessa vez, a autarquia proibiu às pressas uma marca de tempero tão popular quanto a a Knor.
Vale dizer que os temperos de cozinha são produtos essenciais para auxiliar em uma boa refeição, contribuindo no sabor e nos diversos pratos culinários bastante consumido pelo consumidor. Desse modo, com foco em manter sempre a eficácia e prevenção de ameaças, a Agência decidiu averiguar de perto o desenvolvimento dessa marcar que apresentava nojeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 14 de julho de 2022, a Anvisa barrou a comercialização e distribuição da canela moída da marca Pirata, fabricado pela Vilma Alimentos e determinou o recolhimento de um lote do produto após serem encontrados fragmentos de insetos e de pelo de roedor. As informações são do portal R7.
Conforme a decisão publicada no Diário Oficial da União, no dia 13 de julho da época, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde confirmou através de análise fiscal realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), que foram descobertos seis fragmentos de insetos e quatro fragmentos de pelo de ratos, acima do que se é permitido.
Ainda, a Anvisa destacou que as substâncias estavam localizadas em tubos de 40g do lote 549534ZS, com validade em 14/06/2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado da empresa
Com o ocorrido, a Vilma Alimentos emitiu uma nota de esclarecimento na época sobre o acontecimento em seu site oficial.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
“Recomendamos aos nossos clientes que possuam produtos dos lotes mencionados, por favor, entrem em contato imediatamente pela central de atendimento ao cliente… O recolhimento não representará nenhum custo aos clientes e consumidores destinatários desta mensagem”, garantiu a empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que a companhia ressaltou ter seguido todas as medidas necessárias para garantir o recolhimento dos produtos e a segurança de seus clientes.
“Todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir a segurança dos consumidores, um compromisso nosso com os nossos clientes”, concluiu o comunicado.
Situação atualmente
No dias atuais, a empresa segue com seu funcionamento normal, comercializando e fabricando seus excelentes produtos com muita qualidade. Além disso, a companhia mantém-se suas atividades atendendo todas as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Qual o papel da Anvisa?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam conforme os padrões de qualidade e segurança.