ATENÇÃO!
Contaminação e pedaços de vidro: A proibição da ANVISA contra 3 marcas de chocolates rivais da Nestlé
24/03/2024 às 18h35
As proibições da ANVISA contra famosas marcas de chocolates rivais da Nestlé
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública no Brasil, garantindo a segurança e a qualidade dos produtos consumidos pela população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, é essencial que os cidadãos estejam atentos às ações e proibições promovidas pela ANVISA, especialmente quando se trata de produtos amplamente consumidos, como alimentos.
Em muitos casos, as proibições emitidas pela agência, assim como seus alertas, despertam a atenção do público, principalmente quando falamos de alimentos queridinhos e amplamente consumidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, iremos destacar ações da ANVISA contra três marcas de chocolates “rivais” da Nestlé, após identificar preocupações relacionadas à contaminação e até à presença de pedaços de vidro em produtos.
Alerta internacional desencadeia proibições:
Uma das ações da Anvisa que chamaram atenção dos consumidores aconteceram em 2022 e estavam relacionadas a produtos Kinder, amplamente conhecidos no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao todo, a ANVISA divulgou quatro resoluções, motivadas por um alerta internacional de recolhimento dos produtos fabricados pela Ferrero Ardennes S.A., da Bélgica, sob o risco de contaminação por Salmonela.
A medida, que valia para os lotes fabricados pela empresa Ferrero na Bélgica, foi tomada de forma preventiva, apesar do país não estar dentre os países de destino dos produtos, segundo o portal jc.ne10.uol.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
“Embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos produtos, a Agência considerou prudente publicar a medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras”, explica a Anvisa.
Em comunicado oficial, os representantes da Ferrero no Brasil informaram que a contaminação por Salmonella ocorreu em Arlon, na Bélgica, e que as operações na fábrica haviam sido suspensas.
Ainda em comunicado, a empresa confirmou o recolhimento dos produtos em todos os países de destino, destacando que a contaminação não atingiu os produtos comercializados no Brasil.
Interdição por contaminação de cádmio e chumbo:
Outro caso que chamou atenção ocorreu em 24 de julho de 2023, quando a ANVISA emitiu a RESOLUÇÃO-RE Nº 2.724, interditando cautelarmente o lote 09/23 RS do Chocolate em Pó 50% Cacau.
Além dele, o lote 10/23 RS do Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA também foi interditado, segundo o portal da vigilanciasanitaria.sc.
A medida tomada pela Anvisa foi tomada após ensaios indicarem resultados insatisfatórios para a determinação de cádmio e chumbo, o que pode causar danos à saúde dos consumidores.
Proibição devido a fragmentos de vidro:
A ANVISA também emitiu a RESOLUÇÃO-RE Nº 3.420, em 18 de outubro de 2022, determinando a proibição de comercialização de dois lotes de chocolates da marca Garoto.
Essa medida foi motivada pela identificação de risco de contaminação por pedaços de vidro nos produtos. A empresa Chocolates Garoto Ltda. iniciou um procedimento de recolhimento voluntário dos lotes afetados.
A ação foi tomada pela própria empresa e como medida de prevenção, ressaltando a responsabilidade da Garoto com a segurança dos consumidores em agir em conjunto com o órgão regulador.
Onde a Anvisa atua?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua no Brasil e sua atuação se estende por diversas áreas relacionadas à vigilância sanitária.
A Anvisa é responsável por regulamentar, controlar e fiscalizar produtos e serviços que envolvem a saúde da população brasileira. Isso inclui:
- Medicamentos: Regulação e controle da produção, importação, comercialização e uso de medicamentos, incluindo genéricos, similares, fitoterápicos, biológicos, entre outros.
- Alimentos: Fiscalização e controle de alimentos, aditivos alimentares, bebidas, suplementos alimentares, bem como a regulação de rótulos e propagandas relacionadas a alimentos.
- Cosméticos: Regulação e controle de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, garantindo sua segurança e eficácia.
- Produtos para a Saúde: Fiscalização e controle de produtos médicos, odontológicos, laboratoriais, diagnósticos, entre outros, garantindo sua qualidade e segurança.
- Saneantes: Regulação e controle de produtos de limpeza e saneantes domissanitários.
- Serviços de Saúde: Regulação e controle de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros, visando garantir padrões mínimos de qualidade e segurança.
- Agrotóxicos e afins: Regulação e controle de agrotóxicos, produtos veterinários, aditivos alimentares, entre outros, visando garantir a segurança alimentar e a saúde dos trabalhadores rurais.
- Tabaco: Regulação e controle de produtos derivados do tabaco, visando proteger a saúde da população dos danos causados pelo tabagismo.
Essas são algumas das principais áreas de atuação da Anvisa, que desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública no Brasil.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]