Anvisa interdita restaurantes e motivo perturbador é revelado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão que fiscaliza e protege a saúde do consumidor, tanto em práticas sanitárias relacionadas a produção de alimentos, quanto para bens e serviços de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em São Paulo, por exemplo, a Anvisa chegou a interditar quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após identificar a presença de baratas.
Na ocasião, de acordo com a Anvisa, houve “a presença dos insetos observada nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa ainda informou, em nota, que os restaurantes só serão autorizados a reabrir quando provarem que conseguiram eliminar a infestação:
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, confirmou o órgão, em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa também fez o mesmo em Cabo Frio, RJ, realizando diversas interdições de estabelecimentos comerciais, nos últimos dias. Ao todo foram três supermercados, cinco cozinhas de restaurantes e lanchonetes e dois depósitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, um supermercado localizado no Centro, foi parcialmente interditado. Na Rua Porto Alegre, no bairro Palmeiras, cinco cozinhas e dois depósitos de bebidas também foram fechados, após receber denúncias diversas relatando problemas como presença de roedores, produtos vencidos, estragados ou mal-condicionados.
Qual o motivo da interdição?
Em nota, a Anvisa confirmou o motivo da interdição: “No caso do supermercado do Centro, a equipe encontrou produtos sem datas de validade, sem condições de consumo. Foram 59,65kg de ponta de frios, 12,45kg de pizza da casa, 16,75kg bacon fatiado, 2kg de carne seca, 14,4kg de queijo prato fatiado e 2kg de linguiça paio localizados nestas condições e descartados. Além disso, parte do depósito de bebidas foi interditado por estar em condições insalubres”.