O órgão vinculado ao Ministério da Saúde cravou a proibição às pressas contra as cinco marcas de leite que você pode ter no seu armário; confira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um órgão responsável pela verificação de produtos e ambientes que possam colocar em risco a saúde do consumidor. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre proibição de 5 marcas de leite pela autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o leite é um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, rico em vitaminas e presente em diversos alimentos, como bolos, pães, tortas e diversos pratos culinários, além de também ser ingerido de forma líquida. E, devido ao seu alto consumo, principalmente por bebês, a Anvisa se preocupou em averiguar melhor a fabricação desse produto.
E por falar nisso, algumas marcas voltadas para às crianças tiveram problemas com o produto, tendo que ser barradas o mais rápido possível pelo órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale frisar que os produtos que não são 100% leite, possui em sua formulação o leite, já que na maioria das vezes, são produzidos principalmente para o público infantil. Dessa forma, segundo informações do jonal ‘O Globo’, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, barrou 5 marcas de produtos infantis em pó. Veja logo a seguir:
- Human Milk Fortifier
- Similac PM 60/40
- Similac
- Alimentum
- EleCare da empresa Abbott Nutrition
Todas as marcas citadas anteriormente, são fabricados no exterior, mais precisamente na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. É relevante dizer que, a medida da Anvisa foi um alerta internacional após uma investigação de quatro internações de bebês com menos de seis meses de vida, além de um óbito, após terem consumido as formas presentes nesses produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a inspeção na fábrica de Stugis, que foi concluído em 18 de fevereiro de 2023, foi descoberta a presença de uma bactéria prejudicial em superfície das áreas de produção das fórmulas infantis em pó. Como resultado, o produto teve que ser retirado do mercado e removido das prateleiras. Em resposta a essa situação, a empresa emitiu um comunicado informando que nenhum dos lotes afetados foi distribuídos no Brasil, tranquilizando os consumidores.
“Na Abbott, a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Assim, nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los”, garantiu a empresa na nota exposta pela CNN.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
A Food and Drug Administration (FDA), agênia reguladora dos Estados Unidos, conduziu investigações que apontaram que alguns lotes dos leites Hukman Milk Fortifer, Similac PM 60/40,Similac, Alimentum e EleCare, estavam contaminados pela Cronobacter Sakazakii, uma bactéria que pode causar meningite, enterocolite necrosante, septicemia, infecções sanguíneas e também no sistema nervoso central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No momento, as cinco marcas de leite estão operando normalmente, após resolverem as questões apontadas pelo órgão regulador.
O que é a Anvisa e qual a sua função?
A Agência desempenha um papel fundamental na regulamentação e garantia da segurança dos alimentos e outra variedade de produtos que chegam aos brasileiros.