José Roberto Burnier deu notícia urgente envolvendo Uber e 99
No dia 21 de setembro do ano passado, José Roberto Burnier paralisou o SP2 com uma notícia urgente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, o apresentador da Globo confirmou um decreto com proibição que atingiu em cheio a Uber e o 99.
Em suma, o âncora atualizou as informações sobre o Mototáxi, que funciona sem regulamentação em cidades da Grande São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o SP2, José Roberto Burnier confirmou que no começo do ano, o serviço começou a funcionar mesmo sem a regulamentação municipal.
“Depois de um vai e vem entre empresas e prefeitura, o serviço foi suspenso. Mas, a produção do SP2 constatou que, em diversas cidades da Grande São Paulo, o serviço é oferecido pelas plataformas, mesmo sem a autorização das prefeituras”, iniciou o âncora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, José Roberto Burnier convocou a repórter Patrícia Falcoski, que pediu o Mototáxi pela Uber em Guarulhos.
“Já apareceu a moto. Conversei com o motorista, ele não quis aparecer, mas disse que já faz uns 3 ou 4 meses que tem feito esse serviço de moto pelo aplicativo, principalmente em Guarulhos”, disse a jornalista.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, proibição da ANVISA e sumiço das prateleiras: 3 gigantes do chocolate tem luta no Brasil
● Fim do Big Mac e Coca-Cola: McDonald’s e +1 abandonam clientes e substitutos são convocados em país
● Doença e anonimato: Grávida de Taubaté vive assim 12 anos após ser desmascarada por Chris Flores
A repórter também pediu o serviço pelo aplicativo do 99. “Eu tentei fazer o cadastro pelo aplicativo, aprovando, está tudo em ordem, já pode trabalhar. Eu faço 20 ou 30 corridas em média por dia”, disse o profissional.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Na época, a equipe da Globo entrou em contato com as cidades que fazem parte da região metropolitana para saber quais delas o Mototáxi estavam reguladas.
O serviço do Mototáxi está proibido em Taboão da Serra, São Caetano do Sul, Guarulhos e mais.
Por fim, José Roberto Burnier quis saber quais foram as justificativas das empresas, como Uber e 99, sobre o assunto.
A associação que representa as empresas de transporte por aplicativo afirma que a atividade é legal, conforme legislação federal.
“Isso porque a lei diz que esse serviço pode ser feito, e a legislação não diz nada especificando o tipo de modal. Além disso, a entidade afirmou que o Supremo Tribunal Federal decidiu, em 2019, a impossibilidade de proibição”, disse Patrícia Falcoski, que expôs o posicionamento da Uber:
“A Uber disse que a atividade está prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana e que o serviço que eles oferecem é diferente do transporte público individual, como mototáxi”, afirmou a jornalista.
O que aconteceu com José Roberto Burnier?
No dia 14 de janeiro, José Roberto Burnier confirmou que voltaria ao comando do SP2 no dia 15 de janeiro.
O apresentador estava afastado desde o último dia 29 de dezembro, quando passou mal e descobriu estar sofrendo um infarto após o trabalho.