RISCO À SAÚDE
Suco de caixinha com soda cáustica: A proibição urgente da Anvisa contra marca de suco e situação atual
12/04/2024 às 19h12
Suco de caixinha apresentou falha durante o processo de fabricação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um órgão que tem a finalidade de fiscalizar a produção e consumo de produtos como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Dessa vez, relembraremos uma proibição da autarquia que ocorreu em 2013 contra uma famosa empresa que produz suco de caixinhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca em questão era a Ades, que na ocasião pertencia a Unilever. A Anvisa descobriu que a empresa envasou, na época, um lote de suco com soda cáustica na composição. Conforme o G1, tudo começou após uma mulher passar mal após tomar um copo de suco, em Guarujá, no litoral de São Paulo.
O advogado da mulher, Airton Sinto, solicitou um exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que identificou o produto de limpeza tóxico na composição. A Unilever afirmou que 96 unidades de Ades, sabor maçã, foram envasadas com solução de limpeza, mas que alertou a população anunciando um recall do produto assim que soube da contaminação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do G1, a falha foi detectada no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã – marca Ades – Lote AGB 25 envasado no equipamento TBA3G no dia 25 de fevereiro de 2013 com validade até 22 de dezembro de 2013. Vale lembrar que nesse período, a assessoria de imprensa da marca emitiu um comunicado.
Pronunciamento da empresa:
Em nota, a Unilever reafirmou que o problema de qualidade “limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litro, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre”. Além disso, a empresa fez questão de deixar claro no pronunciamento que apenas o lote em questão tinha sido comprometido durante sua fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo”, afirmou a Unilever na época. A empresa ainda pediu “desculpas aos nossos consumidores e clientes pelo episódio e declarar mais uma vez nosso compromisso com a qualidade de Ades, uma das marcas mais queridas do Brasil”.
Situação hoje:
Desde o período em que a Anvisa descobriu o problema, a Ades nunca mais se envolveu em nenhum tipo de polêmica envolvendo seus produtos. A Unilever se dispôs a atender todos os prejudicados com a contaminação do produto e pediu desculpas oficialmente. Atualmente, a Coca-Cola é dona da marca de suco.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]