A Agência proíbe e retira às pressas dos mercados um produto queridinho das donas de casa devido à contaminação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) barrou e proibiu a comercialização de um produto queridinho amado das cozinhas das donas de casa. Sendo retirado às pressas das prateleiras dos mercados. A seguir, confira mais detalhes sobre esse assunto e sobre a motivação do órgão.
Estamos falando sobre a proibição da Anvisa contra um lote de Canela em Pó da marca Kodilar, barrado devido à constatação de contaminação com uma substância perigosa, no dia 05 de março deste ano. Vale dizer que, o produto é bastante usado pelas donas de casa, e por ser recente, pode ser que ele esteja no seu armário, por isso tome cuidado e confira o lote.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a comercialização do lote 386-26 da Canela em Pó, com validade até 05/10/2024, foi suspensa em todo o Brasil. Devido à detecção da presença de pelos de roedor e fragmentos de insetos. Os dados expostos são do laudo de análise, da Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais.
Os resultados do laudo revelaram contagem preocupante no teste de detecção de materiais estranhos potencialmente prejudiciais à saúde humana, como pelos de roedores, além de identificar falhas nas Boas Práticas de fabricação, como a presença de fragmentos de insetos, no lote mencionado.
Anvisa permite pelo de rato na comida?
A Anvisa prevê a presença de pelos de roedores nos alimentos. Entram nessa classificação o rato-preto, a ratazana e o camundongo, espécies mais comuns na zona urbana. No entanto, a quantidade de fragmentos permitida é bem baixa, isso porque excedido os limites, a substância pode ser prejudicial à saúde humana. Confira as quantidades permitidas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 1 pelo a cada 100g de molho de tomate ou ketchup;
- 2 pelo a cada 25g de chá de hortelã;
- 1 pelo a cada 50g de canela em pó.
O que aconteceu depois?
Atualmente é possível encontrar o produto vendido normalmente. Isso porque a situação ocorreu de forma pontual, tendo sido proibido somente o lote citado. Sendo assim, apenas ele foi atingido pela determinação da Anvisa, e os demais produtos seguem sendo vendidos, frisando o comprometimento da Kodilar em ofertar o melhor para os seus clientes.
Além disso, vale destacar que, até o momento, não foram encontradas notas oficiais, pronunciamentos, tampouco manifestações da empresa responsável a respeito do ocorrido. No entanto, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos. Frisando que a marca segue atuando normalmente no mercado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Você pode fazer uma denúncia para a Anvisa pelo site da Ouvidoria, neste link, pelo telefone 0800 64 29782, pessoalmente em qualquer unidade da Vigilância Sanitária do seu estado ou pelo aplicativo ‘Fale com a Ouvidoria’. Tenha em mãos o nome da empresa, o produto envolvido e o tipo de infração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE