Adeus
Debandada, rebaixamento e falência batendo na porta: A quebra de um dos maiores times de futebol do Brasil
31/10/2023 às 17h53
Debandada, rebaixamento e falência chegando: Quebra um dos maiores e mais tradicionais times de futebol do Brasil
Um dos mais tradicionais e famosos times do Brasil, vive uma situação complicada, perdeu jogadores e funcionários, foi rebaixado e agora está lutando para não falir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa equipe chegou a ser frequente entre as principais equipes da série A do Brasileirão, mas, de uns anos para cá, sofre com más atuações e administrações que não conseguem livrar a equipe da má situação.
Hoje nós falaremos do Figueirense, uma das maiores equipes do Brasil e dominante no futebol de Santa Catarina, que hoje amarga a triste situação de figurar entre os menores do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo reportagem do Exame, em 2017, o Figueirense se tornou um clube empresa, antes da forte chegada da SAF no Brasil, a empresa de investimentos Elephant, apostou no Figueirense como sociedade. Não deu certo, em 2019 a empresa pulou do barco após péssimas atuações do clube na temporada.
Existe um projeto, apoiado por 14 dos 20 times da série A do Brasileirão, que os clubes que virarem empresas passem a ser tratados como uma, estando assim, aptos a falirem. Na época o técnico do Corinthians, Andrés Sanches, disse que as grandes equipes poderiam ‘virar um Figueirense’, usando a má gestão do clube como empresa de forma pejorativa para ir contra a proposta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após dois anos sob o comando da Elephant, a empresa Figueirense Ltda atrasou salários, não pagou comida e transporte para categorias de base e teve jogadores rescindindo contrato por meio da Justiça do Trabalho. O ápice da crise foi quando o elenco se recusou a entrar em campo em partida contra o Cuiabá.
Após o rompimento do contrato, o novo presidente do Figueirense, Chiquinho de Assis, acusa o ex-presidente Claudio Honigman, também presidente da Elephant, de ter sacado dinheiros dos cofres do clube. O executivo é ainda investigado por receber dinheiro de uma consultoria ligada ao doleiro Alberto Youssef e de estar ligado a cartolas como Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que renunciou por acusações de corrupção.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
FIGUEIRENSE ESTÁ EM QUAL DIVISÃO DO BRASILEIRÃO?
Na Série C. Aliás, quase caiu para a série D. Para se ter ideia, esse ano, segundo informações do GE, o clube de futebol do Figueirense foi um fracasso em todas as competições que disputou.
No estadual, que não ganha desde 2018, caiu nas quartas para o Hercílio Luz. No Brasileirão, quase foi rebaixado para a última divisão e na Copa Santa Catarina, deixou mais cedo os gramados sendo eliminado, encerrando o seu calendário anual quase 2 meses antes do fim do ano.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]