Debandada, rebaixamento e falência chegando: Quebra um dos maiores e mais tradicionais times de futebol do Brasil
Um dos mais tradicionais e famosos times do Brasil, vive uma situação complicada, perdeu jogadores e funcionários, foi rebaixado e agora está lutando para não falir.
Essa equipe chegou a ser frequente entre as principais equipes da série A do Brasileirão, mas, de uns anos para cá, sofre com más atuações e administrações que não conseguem livrar a equipe da má situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje nós falaremos do Figueirense, uma das maiores equipes do Brasil e dominante no futebol de Santa Catarina, que hoje amarga a triste situação de figurar entre os menores do país.
Segundo reportagem do Exame, em 2017, o Figueirense se tornou um clube empresa, antes da forte chegada da SAF no Brasil, a empresa de investimentos Elephant, apostou no Figueirense como sociedade. Não deu certo, em 2019 a empresa pulou do barco após péssimas atuações do clube na temporada.
Existe um projeto, apoiado por 14 dos 20 times da série A do Brasileirão, que os clubes que virarem empresas passem a ser tratados como uma, estando assim, aptos a falirem. Na época o técnico do Corinthians, Andrés Sanches, disse que as grandes equipes poderiam ‘virar um Figueirense’, usando a má gestão do clube como empresa de forma pejorativa para ir contra a proposta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após dois anos sob o comando da Elephant, a empresa Figueirense Ltda atrasou salários, não pagou comida e transporte para categorias de base e teve jogadores rescindindo contrato por meio da Justiça do Trabalho. O ápice da crise foi quando o elenco se recusou a entrar em campo em partida contra o Cuiabá.
Após o rompimento do contrato, o novo presidente do Figueirense, Chiquinho de Assis, acusa o ex-presidente Claudio Honigman, também presidente da Elephant, de ter sacado dinheiros dos cofres do clube. O executivo é ainda investigado por receber dinheiro de uma consultoria ligada ao doleiro Alberto Youssef e de estar ligado a cartolas como Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que renunciou por acusações de corrupção.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FIGUEIRENSE ESTÁ EM QUAL DIVISÃO DO BRASILEIRÃO?
Na Série C. Aliás, quase caiu para a série D. Para se ter ideia, esse ano, segundo informações do GE, o clube de futebol do Figueirense foi um fracasso em todas as competições que disputou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No estadual, que não ganha desde 2018, caiu nas quartas para o Hercílio Luz. No Brasileirão, quase foi rebaixado para a última divisão e na Copa Santa Catarina, deixou mais cedo os gramados sendo eliminado, encerrando o seu calendário anual quase 2 meses antes do fim do ano.