Falência: A quebra de varejista rival da C&A
Uma das maiores rede de fast fashion do mundo, rival da C&A, sucumbiu ao enfrentar dificuldades financeiras no mundo e não deslanchou no Brasil.
Estamos falando da rede de roupas californiana Forever 21, que está se despedindo do Brasil, fechando as portas das 15 lojas que teve no Brasil após oito anos no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vontade de deixar o país é tanta que nas redes sociais, os descontos de até 50% na queima de estoque dos últimos dias atrai bastante atenção, mas talvez ainda sejam mantidas vendas on-line no site ou em marketplaces.
Eduardo Yamashita, diretor de operações da consultoria de consumo e varejo Gouvêa Ecosystem observa que o modelo fast-fashion de roupas com baixo custo da Forever 21 não vingou no Brasil:
“Lá fora o fast-fashion tem alta rotatividade. No Brasil, não funcionou. Nunca conseguiram ter ganho de escala. Com a pressão do segmento em que os custos aumentaram e as vendas não são suficientes, o que estava no limite passou a dar um prejuízo maior”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que a empresa enfrentou sérias dificuldades em sua economia, após a forte concorrência de asiáticas on-line como Shopee e Shein. Em 2019, a companhia entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos e somente no ano passado, fechou suas 44 unidades no Canadá.
Com a rede Multiplan, a varejista fechou um acordo no início do ano passado, mas teve que fechar 11 de suas unidades nos shoppings do grupo. As administradoras dos shopping não quiseram comentar o fim da história da inquilina no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a diferença de falência e recuperação judicial?
A recuperação judicial busca reorganizar as dívidas e permitir a continuidade dos negócios, a falência tem como objetivo liquidar os ativos e distribuir os recursos para os credores, e encerrar as atividades da empresa.