Por muitos anos, a empresa foi líder de vendas nas prateleiras e se consagrou como uma das maiores marcas do ramo
Criada nos anos 60, a Parmalat construiu o império do italiano Calisto Tanzi, o chamado Magnata do Leite. Nas últimas décadas, a empresa alimentícia se expandiu mundialmente e dominou os supermercados.
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O marketing sempre foi em torno do leite longa vida, divulgado como capaz de manter os nutrientes por até 6 meses. O dinheiro que entrou foi tão alto que a Parmalat começou a patrocinar, inclusive, a Fórmula 1.
Já no início dos anos 90, aqui no Brasil, a empresa alimentícia fechou uma parceria com o Palmeiras. E realmente, foi uma campanha de muito sucesso. Porém, anos depois, veio a queda que, até então, era inimaginável.
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Em 2003, a Parmalat entrou em uma enorme crise, após dizer publicamente que não tinha mais um saldo de R$ 21 bilhões, na moeda nacional, para se manter. A notícia caiu como uma bomba, principalmente para os acionistas.
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Calisto Tanzi, o italiano criador da empresa alimentícia, chegou a acumular dívidas que triplicavam este valor, chegando a R$ 71 bilhões. Mas, ainda assim, fraudou sua falência, escondendo da Justiça quadros de artes valiosas.
O empresário foi preso em 2011, condenado a 8 anos de prisão. Em 2022, ele morreu. Mas, antes disso, a Parmalat conseguiu voltar a comercializar seus produtos. Até hoje, existem processos judiciais para que a marca consiga se reerguer.
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Qual o maior supermercado no Brasil?
O Pão de Açúcar, que é brasileiro, é a 4ª maior rede no país, com um valor comercial de R$ 18,5 bilhões. No 1º lugar fica o grupo francês do Carrefour, com ações que chegam aos R$ 108 bilhões. Em 2º, aparece o Assaí Atacadista, seguido pelo Grupo Mateus.