NA RUÍNA

Falência e dívida de R$ 71 bilhões: A queda absurda de empresa alimentícia gigante e real situação hoje

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Marca de leites FAMOSA arrancada com urgência de mercados - Foto: Reprodução/Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por muitos anos, a empresa foi líder de vendas nas prateleiras e se consagrou como uma das maiores marcas do ramo

Criada nos anos 60, a Parmalat construiu o império do italiano Calisto Tanzi, o chamado Magnata do Leite. Nas últimas décadas, a empresa alimentícia se expandiu mundialmente e dominou os supermercados.

O marketing sempre foi em torno do leite longa vida, divulgado como capaz de manter os nutrientes por até 6 meses. O dinheiro que entrou foi tão alto que a Parmalat começou a patrocinar, inclusive, a Fórmula 1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no início dos anos 90, aqui no Brasil, a empresa alimentícia fechou uma parceria com o Palmeiras. E realmente, foi uma campanha de muito sucesso. Porém, anos depois, veio a queda que, até então, era inimaginável.

Gigante no ramo alimentício, a Parmalat sofreu uma queda à altura no mercado (Foto: Alexandre Battibugli / Veja)

Em 2003, a Parmalat entrou em uma enorme crise, após dizer publicamente que não tinha mais um saldo de R$ 21 bilhões, na moeda nacional, para se manter. A notícia caiu como uma bomba, principalmente para os acionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calisto Tanzi, o italiano criador da empresa alimentícia, chegou a acumular dívidas que triplicavam este valor, chegando a R$ 71 bilhões. Mas, ainda assim, fraudou sua falência, escondendo da Justiça quadros de artes valiosas.

O empresário foi preso em 2011, condenado a 8 anos de prisão. Em 2022, ele morreu. Mas, antes disso, a Parmalat conseguiu voltar a comercializar seus produtos. Até hoje, existem processos judiciais para que a marca consiga se reerguer.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, a empresa Parmalat voltou a ser comercializada normalmente nos supermercados (Foto: Bianca Guedes / Jornal Extra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o maior supermercado no Brasil?

O Pão de Açúcar, que é brasileiro, é a 4ª maior rede no país, com um valor comercial de R$ 18,5 bilhões. No 1º lugar fica o grupo francês do Carrefour, com ações que chegam aos R$ 108 bilhões. Em 2º, aparece o Assaí Atacadista, seguido pelo Grupo Mateus.

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile