A Record pode mudar, é só querer!
23/10/2012 às 21h40
Meu objetivo não é favorecer e nem menosprezar emissora a ou b, porém, mostrar num aspecto geral, em minha opinião, claro, a atual situação da Record, uma emissora que em minha opinião tem sim a sua qualidade. Mas vamos lá então!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não se pode negar, a Record já foi sim uma boa emissora… Fez grandes produções, investiu pesado em estrutura e tecnologia, e mesmo não tendo ameaçado a liderança da Globo num aspecto geral, incomodou a mesma. Mas, o que faz uma emissora com o segundo lugar praticamente consolidado despencar do nada? O que fazer para mudar? Vamos às respostas:
Foco “apenas” nos sucessos: Você pode estar se perguntando: “Como assim”? A Record tem mania de esquecer-se do resto da programação, quando alguma produção da audiência. Um exemplo é o reality show “A Fazenda”, que quando exibido torna-se até enjoativo na programação. Desgastaram tanto o programa, que a audiência caiu. O mesmo aconteceu com “Rei Davi”, onde sugaram a audiência da minissérie até não poderem mais, exibindo reprises dos primeiros capítulos sendo que a minissérie nem havia terminado ainda. O resultado foi que no final da trama a audiência não surpreendeu como se esperava. Além disso, dá ênfase apenas àquilo que rende bons números no Ibope, esquecendo-se do resto da programação, o que faz a audiência da emissora despencar quando tal “sucesso” chega ao fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falta de renovação: Não estou afirmando que é, mas sendo apelidada de “Recópia”, a Record deveria ter renovado suas programações, porém, eles acham que fazer isso é apenas mudar a estrutura de um estúdio, quando na verdade precisam mudar o conteúdo do que é mostrado. Poderiam ter mostrado que sabem fazer diferente, e de fato, quando querem, eles surpreendem, mas não mostraram isso. A programação enjoou o telespectador, que decidiu mudar novamente de canal, mudar para uma emissora que estivesse renovando, e nisso o SBT se deu bem.
Desespero (Grade voadora): Aí bateu o medo! O fato, em minha opinião, é que toda emissora passa por uma queda em seus números, até a Globo andou passando por isso uns tempos atrás, porém, souberam renovar sua programação, o que a Record não fez, ao contrário disso achou que o problema estava nos horários da programação. Começou então o mexe-mexe na agora conhecida como “grade voadora” da Record, sem respeito nenhum ao seu público, a TV que dizia um dia chegar ao primeiro lugar, mudava a cada semana os horários da grade, achando que o problema seria resolvido, mas a audiência só caiu. Seria mais fácil se reunirem e bolarem um projeto de reformulação das atrações, mas parece que não tiveram ideia… Lamentável!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Administração: O fato é que dentro da Record tem pessoas que não deveriam estar lá, gente que não é qualificada para administrar uma emissora desse porte. As decisões precipitadas de alguns lá dentro que fizeram o quadro de audiência se agravar cada vez mais. Já ta na hora da presidência da Record fazer uma mudança geral na administração, analisando quais setores são responsáveis por essa queda nos números, e colocar gente que de fato ajude a reverter a atual situação. Do jeito que ta, não da!
Falta de Planejamento: Atitudes bem planejadas fazem a diferença! É isso que a Record precisa. Chega de decisões tomadas de uma hora pra outra, o público não aguenta mais isso, não suporta mais ver a programação da Record mudar dessa forma desesperada. E isso só acontece por falta de planejamento. É necessário pensar melhor antes de fazer alguma mudança, e diante dessa atual situação, é extremamente essencial ter atenção redobrada antes de tomar alguma atitude, atitude esta que não deve ser decidida por uma só pessoa, mas sim por toda cúpula administrativa da emissora.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● A classe C perdeu a classe?
● Em defesa das “barrigas” nas novelas
● Globo corre risco de não participar do Emmy – Post do Leitor
Ainda da para mudar:
Precisa mexer na grade? Depois das bobeiras que fizeram, infelizmente sim. Mas com cuidado, não desrespeitando o telespectador. Precisa de renovação nos programas da casa? Com toda certeza, pois isso mostra que a emissora sabe reciclar suas atrações, fazendo o público não perder o gosto de assisti-las. Novidades? Sem dúvida nenhuma! Para recuperar a audiência, vai ser preciso surpreender o público com novidades. Mas repito! Tudo isso precisa ser feito com muito planejamento, muito cuidado, muita atenção!
É possível fazer uma Record melhor sim, basta querer! Atitudes fazem a diferença.
Por: Osmar Teixeira
*Mande seu texto, ele pode ser divulgado aqui no TV Foco; [email protected]
*As opiniões expressas não refletem a opinião do Site TV Foco
Háaa… Parabéns pelo texto e a dedicação com o TV Foco, Osmar!