Assaí comprou rede de supermercados por bilhões
Não é novidade para ninguém que a rede de supermercados Assaí é uma das maiores do Brasil. Há alguns anos, no entanto, a empresa surpreendeu ao realizar uma das operações mais caras da história no setor do varejo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A rede de supermercados entrou em negociação com o Grupo Pão de Açúcar em 2018 e na ocasião comprou 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper. A transação foi bilionária e o valor astronômico surpreendeu.
Em resumo, a transação envolveu um valor estimado em R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões serão pagos pelo Assaí, de forma parcelada, entre dezembro deste ano e janeiro de 2024. A outra parte será pago ao GPA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, se trata de um fundo imobiliário que tem garantia do Assaí. Os 71 pontos comerciais representavam cerca de 70% das lojas do Extra Hiper no país. As outras 32 lojas ficaram de fora da venda.
Qual foi a notícia terrível que os supermercados Assaí recebeu?
Empresa brasileira de atacado de autosserviço, a ‘Assaí’ é um dos maiores nomes do atacarejo nacional. Contudo, uma notícia terrível sobre a marca pegou a todos de surpresa.
A instituição afirmou na quarta-feira (04), que estuda a venda das lojas para diminuir o montante devido à elevação do custo de capital. Além disso, a mesma empresa alegou que pode lidar com um processo de revisão dos investimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos dias, boatos apontaram uma oferta de ações, mas, o presidente da Assaí, Belmiro Gomes, negou a hipótese de uma oferta, e ressaltou que eles tem outros caminhos a serem seguidos para obter recursos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa busca reduzir níveis de endividamento, logo, entende-se que o caminho de venda de ativos ou revisão de investimentos faz mais sentido para resultados rápidos. A alta cúpula da empresa destaca que a questão ainda está em avaliação.
“Não há uma discussão de oferta primária neste momento. O que temos é uma discussão, ainda em andamento, sem decisão tomada, de revisão de investimentos orgânicos em 2023 e 2024, para fazer frente ao aumento do custo da dívida”, diss Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista
Atualmente, a situação da empresa está diretamente relacionada com a alta taxa de juros, a Selic, estacionada em agosto de 2022 com 13,75%. Contudo, há a possibilidade de unidades da marca próximas de você desaparecerem.