Assaí comprou rede de supermercados por bilhões
Não é novidade para ninguém que a rede de supermercados Assaí é uma das maiores do Brasil. Há alguns anos, no entanto, a empresa surpreendeu ao realizar uma das operações mais caras da história no setor do varejo.
A rede de supermercados entrou em negociação com o Grupo Pão de Açúcar em 2018 e na ocasião comprou 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper. A transação foi bilionária e o valor astronômico surpreendeu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resumo, a transação envolveu um valor estimado em R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões serão pagos pelo Assaí, de forma parcelada, entre dezembro deste ano e janeiro de 2024. A outra parte será pago ao GPA.
Para quem não sabe, se trata de um fundo imobiliário que tem garantia do Assaí. Os 71 pontos comerciais representavam cerca de 70% das lojas do Extra Hiper no país. As outras 32 lojas ficaram de fora da venda.
Qual foi a notícia terrível que os supermercados Assaí recebeu?
Empresa brasileira de atacado de autosserviço, a ‘Assaí’ é um dos maiores nomes do atacarejo nacional. Contudo, uma notícia terrível sobre a marca pegou a todos de surpresa.
A instituição afirmou na quarta-feira (04), que estuda a venda das lojas para diminuir o montante devido à elevação do custo de capital. Além disso, a mesma empresa alegou que pode lidar com um processo de revisão dos investimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● IPTU, conta de água, telefone e +1 gratuidade: Idosos 60+ vibram com 4 isenção colossais em vigor em 2024
● Atacadão, Carrefour, Oxxo e+: Comunicado emergencial chega aos que colocam CPF na Nota em mercados hoje (20)
● Fim do saque-aniversário do FGTS, aumento do seguro-desemprego e do PIS/PASEP: 3 viradas dos CLTs em 2025
Nos últimos dias, boatos apontaram uma oferta de ações, mas, o presidente da Assaí, Belmiro Gomes, negou a hipótese de uma oferta, e ressaltou que eles tem outros caminhos a serem seguidos para obter recursos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa busca reduzir níveis de endividamento, logo, entende-se que o caminho de venda de ativos ou revisão de investimentos faz mais sentido para resultados rápidos. A alta cúpula da empresa destaca que a questão ainda está em avaliação.
“Não há uma discussão de oferta primária neste momento. O que temos é uma discussão, ainda em andamento, sem decisão tomada, de revisão de investimentos orgânicos em 2023 e 2024, para fazer frente ao aumento do custo da dívida”, diss Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista
Atualmente, a situação da empresa está diretamente relacionada com a alta taxa de juros, a Selic, estacionada em agosto de 2022 com 13,75%. Contudo, há a possibilidade de unidades da marca próximas de você desaparecerem.