O Assaí Atacadista surpreendeu ao comprar uma rede de supermercados rival por uma verdadeira fortuna. A empresa investiu bilhões no negócio e se tornou uma das maiores empresas do setor no Brasil
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor de varejo é um dos que mais movimentam a economia do mundo. No Brasil, por exemplo, temos muitos representantes no setor e um dos maiores, sem sombra de dúvidas, é o Assaí Atacadista. A rede fez uma série de investimentos ao longo dos últimos anos, inclusive, comprou uma empresa rival por uma fortuna.
Em outubro de 2021, segundo informações do portal G1, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) autorizou a venda de 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper para o Assaí Atacadista. A transação envolveu um valor estimado em R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões foram pagos pelo Assaí, de forma parcelada, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O R$ 1,2 bilhão restante foi pago ao GPA por um fundo imobiliário que tem garantia do Assaí. As lojas foram convertidas para o formato cash & carry (atacarejo) e passaram a ser operadas pelo Assaí. “A bandeira Extra Hiper será descontinuada e as lojas não abarcadas pela transação serão convertidas em formatos com maior potencial de rentabilidade”, informou o GPA por meio de nota.
Os 71 pontos comerciais representam cerca de 70% das lojas do Extra Hiper no país. Das outras 32 lojas que ficaram de fora da venda para o Assaí, 28 serão convertidas para as bandeiras Pão de Açúcar e Mercado Extra, e 4 serão fechadas. Vale lembrar que essa compra bilionária feito pelo Assaí Atacadista visa justamente a expansão da rede em todo o território nacional.
Segundo o presidente do Assaí, Belmiro Gomes, a companhia viu uma oportunidade única de acelerar sua expansão com a aquisição de lojas do Extra Hiper em um momento de corrida do setor de atacarejo por abertura de lojas. “Havia na nossa visão um distanciamento que nós precisávamos buscar uma maneira de acelerar nossa expansão de forma rentável”, disse o executivo, explicando a razão do investimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior varejista do Brasil?
De acordo com informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE