Alerta!
Mais 60 pessoas no hospital e proibição da ANVISA: A retirada urgente de marca queridinha dos mercados
05/09/2023 às 14h54
A retirada urgente de marca queridinha dos mercados pela ANVISA
Famosa marca queridinha dos mercados foi retirada urgentemente, após surto de intoxicação, onde mais de 60 pessoas acabaram hospitalizadas e doentes, fazendo com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitisse uma proibição contra o produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o G1, um surto de intoxicação alimentar atingiu nove creches localizadas em Campinas, interior de São Paulo, levando 60 crianças e dois funcionários ficarem doentes, acionando a Anvisa, que proibiu a venda, distruibuição e utilização de um lote específico de atum da marca Cellier.
As intoxicações ocorreram em julho deste ano e foram causadas pelo consumo da histamina, uma substância que pode se formar após a morte de pescados. Ao g1, a Prefeitura de Campinas ressaltou que não houve necessidade de hospitalização e detalhou o quadro das pessoas afetadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) foi acionado assim que os estudantes apresentaram os primeiros sintomas. Em seguida, a oferta do alimento foi suspensa e a marca de atum foi retirada do cardápio das escolas.
“Todos os fornecedores de produtos que compõem a alimentação escolar são escolhidos por meio de licitação, que levam em conta uma série de critérios, entre eles a qualidade do alimento ofertado”, destacou, em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A restrição imposta pela Anvisa após os casos de intoxicação em Campinas diz respeito ao atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025.
A Cellier informou ao portal, que a origem do problema foi identificada rapidamente. “Tratou-se de uma falha pontual de operação que não mais ocorrerá, graças a inclusão de medidas corretivas em seu plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Inimiga n°1 do colesterol: Mistura caseira com 3 frutas salva a saúde dos idosos 60+
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
O que o consumo de histamina pode causar?
O consumo de alimento contaminado por histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação da boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.