QUE TRISTE!
Portas lacradas, rituais macabros e demolição: A triste ruína de shopping gigante de SP
03/11/2023 às 7h43
Grande Shopping, que ficava localizado no estado de São Paulo, ficou em ruínas após enfrentar crise financeira
O ano era de 1999 quando um marcante Shopping, localizado na região metropolitana de São Paulo, em São Bernardo do Campo, encerrou suas atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação acabou deixando milhares de pessoas desempregadas e, posteriormente ,o estabelecimento passou a levar fama de ser um dos locais mais “assombrados da região”.
Estamos falando do Best Shopping, o empreendimento que foi fundado em 1986, chegou a receber uma média de 5 mil pessoas por semana e até 10 mil aos fins de semana, o que era um marco para a época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dificuldades e queda
Segundo o Diário Grande ABC, apesar do prestígio, ele começou a atravessar um período conturbado e, consequentemente, uma série de dificuldades financeiras por 4 anos consecutivos.
Porém, das 193 lojas que haviam sido abertas no local, somente 43 continuaram funcionando até julho de 1999. Isso porque além das dificuldades, a prefeitura havia lacrado o prédio por conta da falta de alvará do Corpo de Bombeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, alguns proprietários começaram a promover uma “debandada” em massa, fechando as portas e levando TODAS as mercadorias.
As duas salas de cinema ficaram completamente desativadas e a praça de alimentação não chegou nem a ser totalmente ocupada.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Terminantemente PROIBIDO: Uber encerra serviço em 4 países por motivos alarmantes
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
Meses antes de fechar, as lojas que ainda estavam em funcionamento, se dividiram entre o primeiro e o segundo pavimentos, deixando o terceiro completamente vazio.
Como mencionamos acima. o fechamento comprometeu o emprego de cerca de 200 funcionários que trabalham nas lojas, na manutenção do espaço e na segurança, seu fechamento total se deu em meados dos anos de 2001.
Segundo o portal G1, de acordo com as declarações dadas na época pelo, até então, Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, o modelo de gestão do Best Shopping não deu certo por uma certa falta de visão:
“Cada lojista era dono do seu espaço, e isso provocou uma inadimplência muito grande. A construtora acabou entrando em falência”
Abandono, rituais macabros e o medo geral
Ainda de acordo com o G1, a construção de três pavimentos divididos em 8 mil m² se tornou uma grande dor de cabeça para moradores da Chácara Inglesa, bairro nobre da cidade localizada na Grande São Paulo
Nos 14 anos em que ele ficou abandonado, o prédio serviu de casa para moradores de rua, usuários de drogas, para skatistas, pichadores, grafiteiros e praticantes de esportes radicais, como parkour,
Fora isso no período de 2002 a 2006 o prédio sofreu inúmeras invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante.
Inclusive teve muita intervenção da polícia no local para a retirada dessas pessoas.
O mais bizarro de tudo, é que algumas pessoas usavam o local para fazer rituais macabros de magia negra , segundo declarações do Zenilson Gurgel, último administrador do Best Shopping, entre os anos de 1996 a 2001.
Um ex morador de rua chegou a dar um relato chocante do que rolava entre as ruínas do prédio:
“As mulheres vinham grávidas e saíam sem as crianças. Eles comiam gente morta aqui. Todo mundo que tinha contato com o shopping saía com uma “coisa daqui” – Disse ele na época
Segundo relatos de moradores da região da época, o medo tomava conta das pessoas , tanto é que muitos evitavam andar a pé nas redondezas do local, pois crimes como; assaltos à mão armada, roubo de carro, de celulares e estupros aconteciam com frequência.
Um relato feito por Ezaú Oliveira de Brito, que na época tinha seus 55 anos, e era vigilante do prédio durante alguns dias da semana descreveu que era comum presenciar casais fazendo sexo aqui e consumindo drogas.
Mas o shopping foi demolido afinal?
No ano de 2015, 14 anos após o fechamento total do shopping, o prédio aonde o mesmo era sediado e que estava em total decadência foi demolido.
O tão aguardado anúncio da demolição do que sobrou do Best Shopping foi feito pelo advogado do empreendimento, Marco Alexandre.
Vale mencionar que o condomínio do antigo Best Shopping possuía dívidas da ordem de R$ 20 milhões, entre IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Fora os débitos trabalhistas e rateio dos gastos com serviços de manutenção feitos no prédio depois do fechamento do centro comercial, como remoção de entulho, contratação de vigilantes e bombeamento para retirada de águas pluviais no subsolo.
De acordo com o Diário do ABC, por conta das dívidas elevadas, cerca de 220 proprietários acabaram recebendo pouco dinheiro com a venda do terreno.
Como o advogado Marco Alexandre alegou na época: “No frigir dos ovos, não vai sobrar quase nada. Mas, pelo menos, não haverá mais cobranças”
A derrubada do prédio custou em torno de R$ 4 milhões.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.