A tão cobiçada liderança
22/02/2013 às 19h00
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Victor Paes
Todos nós temos uma preferência por uma determinada emissora. Discutir sobre a vice-liderança entre as emissoras de TV’s abertas do Brasil não é fácil, além de ser polêmico e complexo, podendo desagradar os leitores que são apaixonados por determinada emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante anos, o SBT foi a grande opção escolhida pelo público depois da Globo. Praticamente desde sua estreia, manteve-se na vice-liderança por longos anos, até o inicio do atual século.
Investimentos altos e organização na grade fez com que a Rede Record tomasse o posto do SBT. Na época, a impressão que tínhamos era de que – muito mais que a vice-liderança – a emissora brigaria para ocupar o lugar da poderosa Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Record se tornou alternativa de programação à Rede Globo, mas não é uma alternativa que ameaça e é este o ponto crucial da discussão. A vice-liderança não significa que a emissora seja a “2ª maior do país”, quando na verdade seria mais justo dizer que, excluindo a Globo com seu padrão indispensável de qualidade e organização, a Record é atualmente a “menos pior”.
Sem organização e competência nada funciona, e por conta disso, outras emissoras do país juntas não conseguem atingir a audiência líder absolutas dos números. A Record pode perder para o SBT, como pode se manter na vice- liderança, mas, assim como todas as outras, não existe um público fiel, ao contrário, disputa apenas os restos de audiência deixados pela Globo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record se mostra bem-intencionada com nova grade, mas comete erros primários
● De cair queixo! Saiba os valores absurdos para anunciar no JN, Fantástico, Silvio Santos, Encrenca e Jogo Aberto
● Órfãos da Terra tem final previsível e perde ótima chance de emplacar na Globo
Isso parece duro e cruel, mas é real. Se você considerar as grandes audiências da Record, vai perceber que são audiências irregulares e de determinado período e, transferindo o horário para a Globo, vai notar que estes números são reflexos de horários com programação fraca.
Uma novela que não deu certo. Um programa que não funcionou em determinado dia. Uma série que não caiu no gosto popular.
Concluindo: Tanto SBT quanto Record, ou qualquer outra emissora, somente consegue números significativos de audiência quando a Globo está com um programa fraco para o horário.
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do site TV Foco.
Autor(a):
Roberto Sabbatino
Roberto Sabbatino é cinegrafista da produtora RA Filmes estabelecida na cidade de Jaú/SP. Escreve sobre TV desde 2008. As opiniões do colunista apresentadas neste site, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.Twitter: @tvfococolunista