Grande shopping de São Paulo, rival do Center Norte, acabou em ruínas após enfrentar crise e cenário de abandono causando choque em frequentadores
Apesar dos shoppings centers serem vistos como grandes empreendimentos e praticamente intocáveis, nem sempre essa “realidade” é absoluta.
Inclusive muitos shoppings que tinham tudo para deslanchar muitas vezes acabam sofrendo grandes quedas, deixando milhares de frequentadores em choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse é o caso de um grande shopping brasileiro, localizado na cidade de São Paulo e que rivalizava com o Shopping Center Norte.
Do topo ao chão
Trata-se do São Paulo Mart Center, ou popularmente chamado de Mart Center, cujo complexo comercial atuava tanto no atacado como no varejo da moda. Assim como seu rival, o empreendimento se localizava na zona norte da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro da Vila Guilherme.
De acordo com informações coletadas no São Paulo Aqui, que funciona como uma espécie de guia, o Mart Center foi inaugurado no mês de janeiro de 1988, com seis pavilhões térreos, além de lojas e áreas de suporte e serviços adicionais em seu terreno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que ele também possuía cerca de trezentas lojas e um estacionamento para 4 mil veículos. Inclusive, nos anos 90, o local passou a sediar eventos e feiras, tendo o seu complexo do lojas como um atrativo a mais para visitantes e expositores.
Segundo o portal Promoview, no ano de 1993, dezoito feiras foram realizadas no espaço do Mart Center.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que na mesma época, os proprietários do empreendimento iniciaram as obras de um prédio em um terreno ao lado que sediaria o Hotel Mart Center, com bandeira Blue Tree Plaza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O hotel serviria aos turistas que viriam ao shopping para fazer compras, porém, suas obras nunca foram concluídas e este segue abandonado até os dias de hoje.
De acordo com o portal São Paulo Antiga, o edifício tem uma arquitetura bastante moderna e arrojada, lembra muito a vela de um navio.
Pelo fato de ter sido construído em uma área de poucos prédios e predominante de galpões, é fácil de ser observado até mesmo de alguns pontos da região central da cidade..
Na segunda metade dos anos 2000, o shopping passou a ser cada vez menos frequentado pelo público e poucas lojas seguiram funcionando no local.
Sendo assim, o foco passou a ser eventos, como o conhecido:
- Anime Friends ( 2008 e 2016);
- Revelando São Paulo;
- Festival da Boa Vizinhança (fãs de chaves);
- World Pop Festival.
No ano de 2011, todas as lojas que ainda funcionavam no local encerraram suas atividades e o Mart Center foi desativado de vez como centro comercial, passando a ser utilizado apenas para eventos e shows pelos próximos anos.
Em 2014, a Associação Amigos do Parque do Trote promoveu um abaixo-assinado para impedir que a área do Mart Center fosse utilizada para a construção de um novo shopping center ou de um complexo de condomínios.
Conforme exposto pelo Gazeta da Zona Norte, entre os argumentos levantados, estava o medo da intensificação do tráfego de veículos na região.
Qual a atual situação do Shopping Mart Center?
Em 2018, Marlene Querubin, dona do Circo Spacial assumiu cerca de 30 mil metros quadrados do terreno para a instalação de um complexo variado de lazer denominado Villa +.
Atualmente, a área externa do Mart Center é utilizada com um estacionamento privado.
Em maio de 2021, uma casa noturna foi inaugurada em um dos galpões do antigo complexo.
Mas o restante do complexo segue ocioso e com sinais de abandono.
Ao procurar declarações dos responsáveis pelo grande empreendimento, não foram encontradas notas oficiais, nem manifestações, lembrando que o espaço permanece aberto para que possam expor sua versão dos fatos.