CHOCANTE

“Eu estou pronta”: A triste morte de famosa, em casa, confirmada pelo jornal da Globo e a comoção no Brasil

06/09/2023 às 7h00

Por: Larissa Santos
Imagem PreCarregada
Falecimento de escritora famosa (Reprodução/internet)

Um notícia triste para todos os leitores, políticos e professores aconteceu neste domingo (3), uma escritora brasileira deixou um legado.

No Jornal da Globo, eles anunciaram o triste falecimento da famosa escritora e uma das mais importantes para a literatura brasileira, Lygia Fagundes Telles. Lygia era uma escritora renomada e conhecida por colocar em seus textos a verdade e ditar verdades sobre a política que o Brasil vivia em sua época. A globo destacou diversos momentos importantes na carreira da escritora em um compilado onde mostrava as falas e pensamentos de Lygia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia do falecimento de Lygia Fagundes Telles neste domingo (3) deixou uma profunda tristeza no mundo da literatura e da cultura brasileira. A escritora, que ocupava uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) desde a década de 80, era reverenciada por seu talento literário e seu comprometimento com questões sociais.

A ABL expressou sua admiração por Lygia, descrevendo-a como uma lenda em vida, uma notável personalidade da literatura brasileira e uma patriota democrata. José Renato Nalini, em nome da Academia, destacou sua presença constante nos encontros acadêmicos e elogiou sua vasta e exuberante obra, que continuará sendo reverenciada por leitores em todo o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

William Bonner sai do ar no Jornal Nacional, é substituído na Globo e agora já sabemos o verdadeiro motivo

Traição em Terra e Paixão – Hélio detona bomba e entrega segredo podre que Petra esconde a sete chaves

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da ABL, Merval Pereira, ressaltou a importância de Lygia Fagundes Telles não apenas na literatura, mas também como uma líder feminista que trouxe questões modernas e destacou o papel das mulheres em suas obras. Sua contribuição para a literatura brasileira e para a causa feminista foi imensurável.

Cícero Sandroni, membro da ABL, escritor e jornalista, lembrou a luta de Lygia contra a censura aos livros, ressaltando sua coragem e determinação em defender a liberdade de expressão.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Instituto Moreira Salles reconheceu o legado da escritora como uma das maiores do Brasil e uma voz contundente contra a censura.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, decretou luto oficial de três dias em homenagem a Lygia Fagundes Telles, destacando sua importância para a cultura paulista e brasileira.

Terra e Paixão – Tadeu descobre segredo de Anely, se joga aos pés dela, mas é pego no flagra: “A casa caiu”

Nas redes sociais, João Doria Jr., pré-candidato à presidência, prestou sua homenagem à escritora, descrevendo-a como uma das mais brilhantes do país.

A partida de Lygia Fagundes Telles deixa um vazio na literatura brasileira, mas seu legado e sua contribuição inestimável para a cultura e a sociedade brasileira continuarão a ser celebrados e lembrados com carinho e gratidão por gerações futuras.

Qual a obra mais importante de Lygia Fagundes Telles?

“Ciranda de Pedra,” publicado em 1954, é uma das obras mais consagradas da renomada escritora Lygia Fagundes Telles, ao lado de outros títulos notáveis como “As Meninas” e “Antes do Baile Verde.” A narrativa de “Ciranda de Pedra” solidifica ainda mais o lugar de Lygia como uma figura importante em nossa literatura brasileira, deixando uma marca duradoura na cena literária do país.

Informações retiradas do site g1.

lygia fagundes
lygia fagundes escritora
lygia fagundes falecimento

Autor(a):

Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.