Cervejaria que já foi uma das maiores do país vive crise com dívida bilionária
O Grupo Petrópolis, antes conhecida como Cervejaria Petrópolis, é uma enorme empresa brasileira fabricante de bebidas. A sua cerveja mais famosa é a Itaipava, que caiu no gosto dos brasileiros e é uma das mais comercializadas.
Apesar de dominar o mercado e ser uma das principais do país, o Grupo Petrópolis hoje vive uma realidade diferente da dos tempos de glória. Isso porque, em 2019, a Polícia Federal descobriu o pagamento de propinas disfarçadas de doações eleitorais e operações de lavagem de dinheiro feitas pela empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso foi um enorme escândalo e acabou sujando o nome da marca. Ainda nas investigações da polícia, foi constatado que a principal empresa paulista da Petrópolis estaria sonegando o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Segundo apontou as investigações, isso teria ocorrido através de ações simuladas de transferências de bebidas entre o estabelecimento paulista e uma de suas filiais, localizada em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para completar, em 27 de março de 2023, a empresa informou que entrou com um pedido de recuperação judicial. O Grupo Petrópolis destacou que as dívidas com credores chegam a R$ 4,4 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Regras do INSS em vigor para 2025 garantem aposentadoria aos 55 anos a milhares em apenas 2 passos
● Encerramento de atividades: O fechamento de rede de supermercado, rival do Carrefour, após 50 anos no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
QUAIS AS MARCAS FAZEM PARTE DO GRUPO?
- Itaipava
- Crystal
- Lokal
- Cacildis
- Cerveja Petra
- Black Princess
- Weltenburger Kloster
- TNT Energy Drink
- TNT Sports Drink
- Magneto Energy Drink
- Blue Spirit
- Nordka
- Ironage
- Refrigerante It!
- Água Mineral Meleve
- Petra Tônica
- Petra Àgua Mineral Natural
QUEM TAMBÉM ENTROU COM PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL?
Um dos casos que mais chamou a atenção foi da Lojas Americanas, uma das maiores e mais antigas redes varejistas do país, com dívidas que ultrapassaram os 50 bilhões de reais, entrando com um pedido de recuperação judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso já fez com que a empresa fechasse algumas lojas espalhadas pelo país, gerando uma grande demissão em massa de parte de seus funcionários e ocasionando um efeito dominó no mercado.