A Magazine Luiza decidiu surpreender ao comprar uma varejista gigante por uma fortuna. A empresa investiu R$ 320 milhões em uma grande rival
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a Magazine Luiza é uma das maiores varejistas do Brasil. Entretanto, para continuar crescendo a empresa precisou realizar uma série de investimentos. Tanto que nessa matéria, falaremos de uma compra milionária feita pela empresa que decidiu comprar uma rival para continuar crescendo mais e mais.
Para quem não sabe, estamos falando da varejista Netshoes. O acordo milionário foi fechado em abril de 2019. Na ocasião, segundo informou o portal Info Money, a Magazine Luiza divulgou a compra da empresa especializada em calçados, por cerca de 62 milhões de dólares, o que equivale a aproximadamente 320 milhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em comunicado ao mercado, a varejista disse que assinou hoje o “Agreement and Plan of Merger”, comprando a totalidade das ações representativas do capital social da Netshoes. É importante mencionar que a Netshoes é uma das maiores empresas brasileira de comércio de roupas e artigos esportivos. Na época, analistas do Banco do Brasil chegaram a comentar sobre a estratégia da Magazine Luiza.
Eles sugeriram que a empresa poderia explorar a oportunidade de adquirir a Netshoes como uma forma de entrar no mercado de vestuário e calçados, estabelecendo uma competição com a Amazon.com no Brasil. “A Magazine Luiza poderia usar a oportunidade da aquisição da Netshoes para começar a vender roupas e calçados para competir com a Amazon.com no Brasil.”, relatou os profissionais.
Antes da compra, a Netshoes vinha passando por um período complicado. Como outras companhias brasileiras, a Netshoes foi prejudicada pela crise brasileira, mas também teve problemas na estratégia. A empresa estava acumulando prejuízos bilionários e analistas acreditavam que um novo dono poderia ajudar a colocar a companhia nos eixos e ajudar a superar o momento complicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior varejista do Brasil?
De acordo com informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
As outras maiores varejistas do Brasil em 2022 foram:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Assaí, com um faturamento de R$ 59,7 bilhões
- Magazine Luiza, com um faturamento de R$ 44,7 bilhões
- Via, com um faturamento de R$ 39 bilhões
- Americanas, com um faturamento de R$ 34,4 bilhões
- Raia Drogasil, com um faturamento de R$ 30,9 bilhões
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE