Açúcar União foi vendido a uma outra marca renomada dos alimentos e nome dos compradores deixou o Brasil em choque
Já mencionamos muitas vezes em nossas matérias o quanto alguns movimentos do mercado varejista podem ser surpreendentes, ainda mais envolvendo grandes marcas alimentícias.
Obviamente que dentre tantas marcas e produtos existam aquelas que são referências e, na maioria das vezes, são as que mais dominam espaços em nossos carrinhos de compras.
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Mas você sabia que, apesar de algumas marcas parecerem distintas, elas podem ter ligações inimagináveis?
Pois é! É justamente o que acontece entre o Açúcar União e a marca Camil, conhecida em todo o país pela fabricação e comercialização do arroz e feijão que é indispensável na mesa dos brasileiros.
Muito além do básico …
Em meados do ano de 2012, de acordo com o portal EXTRA, a tradicional Camil que está ativa no mercado desde 2012 adquiriu a Cosan Alimentos, cuja qual era detentora do Açúcar União e Da Barra.
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Vale mencionar que, um ano antes ela também havia anunciado a compra da marca de pescados em conserva Coqueiro, mais precisamente em 2011, mas o valor não foi divulgado.
Vale destacar que na época tanto o União como o Da Barra dominavam mais de 75% do mercado de açúcar refinado no país.
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Obviamente que a revelação dos novos donos das marcas de açúcar fez com que o mercado varejista entrasse em choque.
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Afinal de contas, além da ligação distinta, estamos falando da construção de um império com base em alimentos fundamentais, ou seja, alimentos que jamais podem faltar na dispensa dos seus consumidores.
Transação de milhões
Ainda de acordo com o portal EXTRA, essa transação custou aos cofres da Camil o valor de R$345 milhões que foi negociado para ser pago em 3 anos.
Essa foi a segunda aquisição da Camil em menos de um ano. Como mencionamos acima, em outubro de 2011, a Camil comprou a Coqueiro, que até então pertencia à Pepsico.
Com a operação anunciada pela Camil, a Cosan, do usineiro Rubens Ometto, passou a deter uma fatia importante na Camil.
Segundo comunicado enviado ao mercado, Ometto ficou com 11,72% da Camil e ainda garantiu um lugar ao conselho da empresa.
Em comunicado a Cosan informou que com essa associação a empresa conseguiu mais um sócio líder do varejo de alimentos e que:
“A transação reúne marcas fortes nos seus respectivos segmentos criando uma empresa líder nos mercados de açúcar, arroz e pescados”
Como ficou a marca Camil após a compra do Açúcar União?
Agora em 2024, segundo o portal Globo Rural, a Camil deve lançar as cápsulas de café solúvel com a marca União.
Essa informação foi divulgada em janeiro pelo CEO da empresa, Luciano Quartiero, em evento para investidores, em São Paulo.
Sem dar uma data específica do lançamento, o executivo afirmou que a fábrica adquirida da Bom Dia, em 2021, tem capacidade para produzir 5 mil toneladas ao mês, mas está operando com cerca de 2 mil toneladas.
Segundo ele, atualmente a companhia retém 5% de market share com a marca União em São Paulo e Rio de Janeiro, locais que a marca chegou a ter 15% de participação antes de ser dissolvida pela pelos antigos proprietários:
“Com novos produtos e, aos poucos, vamos retomar esse mercado.” – Afirmou ele
Vale dizer que no mesmo evento, o executivo mencionou outros investimentos já divulgados pela empresa, como a expansão da fábrica de Itaqui, no Rio Grande do Sul, que deverá consumir R$ 300 milhões em dois anos.