R$328,8M: A venda colossal da Ceratti para outro gigante alimentício e situação em mercados no Brasil hoje

04/07/2024 às 9h45

Por: Lennita Lee
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Ceratti foi vendida em 2017 para gigante americana (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Ceratti/Hormel)

Marca nº 1 em frios e preferência nacional, a marca Ceratti já passou por algumas viradas ao longo da história com direito a novos donos e mudanças que movimentaram o mercado mundial

Quando falamos em escolher uma marca para comprar frios e embutidos no geral, a marca Ceratti é uma das principais escolhas, aliás podemos até dizer que ela chega a ser uma nº 1 na lista de compras de milhares que estão lendo essa matéria agora.

Ela foi fundada ainda em 1932 na cidade de São Paulo por Giovanni Ceratti, visionário imigrante italiano que trouxe para o Brasil as suas autênticas receitas italianas como: a sua tradicional mortadela, o cotechino, a panchetta e o zampone. A marca tinha como proposta inicial atender a comunidade napolitana da cidade, mas a alta qualidade dos produtos logo conquistou o paladar dos paulistanos e, ao longo dos anos, expandiu para o Brasil.

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Um patamar ainda maior …

Porém, em agosto de 2017 essa tradicional e amada empresa passou para as mãos de um grupo americano chamado Hormel Foods, uma multinacional americana com 126 anos de história e presente em 75 países.

Segundo o portal O Globo, a venda foi colossal e colocou na mesa 100% de suas ações por um valor aproximado em US$ 104 milhões (R$ 332,8 milhões), cujo qual se submeteu aos ajustes habituais de capital de giro.

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Conforme declarado pela própria Ceratti, as conversas com a Hormel se arrastavam há dois anos. Durante esse período, a empresa alegou ocorreu: “uma grande sinergia entre os valores das duas organizações”, cujas quais carregam uma identidade de empresas familiares: “A Hormel Foods sinalizou que manterá os valores da Ceratti, disseminados ao longo de seus mais de 85 anos de existência

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Com a aquisição da Ceratti, a Hormel conseguiu dar seu pontapé inicial no mercado brasileiro e na América do Sul.

Jim Snee, cujo qual preside a Hormel até hoje, por meio de comunicado dado na época afirmou que a Ceratti foi escolhida pelo seu forte histórico de tradição familiar e pelo crescimento expressivo de seu portfólio com distribuição de produtos de alto valor agregado.

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Fora isso, como mencionado acima, ela permitiu que a americana entrasse no mercado nacional como uma plataforma com grande potencial de crescimento em demais países do continente.

Com mais de 20.000 empregados na época, a Hormel contava em 2017 com um faturamento anual de US$ 9 bilhões e integra a lista “Fortune 500” das maiores companhias do mundo.

A Hormel tem uma forte reputação, com valores coerentes com os seus mais de 80 anos de história. A aquisição da marca Ceratti pela Hormel Foods forneceu os recursos de uma empresa global e ainda ajudou em seus planos de expansão e crescimento.

Mario Ceratti, ex dono da Ceratti, permaneceu na empresa por um tempo para efetivar o processo de transição aos novos acionistas, e o grupo gerencial atual foi mantido sem alterações.

O que mudou para a Ceratti após ser vendida para Hormel?

Uma das viradas mais impressionantes envolvendo a Ceratti, é que no ano de 2019, Mario Ceratti, decidiu abandonar o segmento das carnes e investiu em uma startup chamada Beleaf voltada a produtos veganos.

De acordo com o portal Valor Econômico, a entrada do empresário no capital da startup vegana aconteceu por intermédio da Rise Ventures, firma que fez a captação de investidores-anjo para a Beleaf:

“Mário Ceratti não é um anjo. É um santo” – Afirmou Pedro Vilela, fundador da Rise. Ao todo, a startup foi avaliada em cerca de R$ 8 milhões e captou aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Segundo o portal Meio & Mensagem, a Ceratti elegeu Mauro Pretti como CEO, substituindo assim Edmilson Barbosa, que estava na empresa por 11 anos.

No comando da Ceratti, o executivo deu continuidade ao plano de expansão da marca para todo o território nacional. No ano de 2022, a Ceratti conseguiu aumentar em 44% nas vendas após mudar a identidade visual de suas embalagens.

Segundo o portal da Folha de S.Paulo, já no ano de 2023 a Ceratti foi eleita como a melhor marca de mortadela pelo 3º ano consecutivo.

Em janeiro de 2024, a Ceratti em parceria com o Bob’s, primeiro fastfood brasileiro, desenvolveu o Bob’s Sanduba de Mortadela em comemoração ao 470º aniversário de São Paulo, de forma limitada.

Ou seja, mesmo com essa mudança de dono, a marca manteve sua qualidade inabalável e cresceu mais ainda. Atualmente ela conta com uma variedade de 70 tipos de deliciosos frios e embutidos premium.

Porém de todos seus produtos, a clássica e popular mortadela continua sendo seu carro chefe.

Uma curiosidade interessante é que um ano antes da sua venda, em 2016, ela foi um dos pontos centrais da novela “Sol Nascente”, da Globo, ao retratar a vida dos italianos no Brasil e a padaria Pasta Pane, cuja qual vendia na trama produtos 100% Ceratti.

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Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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