R$328,8M: A venda colossal da Ceratti para outro gigante alimentício e situação em mercados no Brasil hoje
04/07/2024 às 9h45
Marca nº 1 em frios e preferência nacional, a marca Ceratti já passou por algumas viradas ao longo da história com direito a novos donos e mudanças que movimentaram o mercado mundial
Quando falamos em escolher uma marca para comprar frios e embutidos no geral, a marca Ceratti é uma das principais escolhas, aliás podemos até dizer que ela chega a ser uma nº 1 na lista de compras de milhares que estão lendo essa matéria agora.
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Ela foi fundada ainda em 1932 na cidade de São Paulo por Giovanni Ceratti, visionário imigrante italiano que trouxe para o Brasil as suas autênticas receitas italianas como: a sua tradicional mortadela, o cotechino, a panchetta e o zampone. A marca tinha como proposta inicial atender a comunidade napolitana da cidade, mas a alta qualidade dos produtos logo conquistou o paladar dos paulistanos e, ao longo dos anos, expandiu para o Brasil.
Um patamar ainda maior …
Porém, em agosto de 2017 essa tradicional e amada empresa passou para as mãos de um grupo americano chamado Hormel Foods, uma multinacional americana com 126 anos de história e presente em 75 países.
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Segundo o portal O Globo, a venda foi colossal e colocou na mesa 100% de suas ações por um valor aproximado em US$ 104 milhões (R$ 332,8 milhões), cujo qual se submeteu aos ajustes habituais de capital de giro.
Conforme declarado pela própria Ceratti, as conversas com a Hormel se arrastavam há dois anos. Durante esse período, a empresa alegou ocorreu: “uma grande sinergia entre os valores das duas organizações”, cujas quais carregam uma identidade de empresas familiares: “A Hormel Foods sinalizou que manterá os valores da Ceratti, disseminados ao longo de seus mais de 85 anos de existência“
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Com a aquisição da Ceratti, a Hormel conseguiu dar seu pontapé inicial no mercado brasileiro e na América do Sul.
Jim Snee, cujo qual preside a Hormel até hoje, por meio de comunicado dado na época afirmou que a Ceratti foi escolhida pelo seu forte histórico de tradição familiar e pelo crescimento expressivo de seu portfólio com distribuição de produtos de alto valor agregado.
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Fora isso, como mencionado acima, ela permitiu que a americana entrasse no mercado nacional como uma plataforma com grande potencial de crescimento em demais países do continente.
Com mais de 20.000 empregados na época, a Hormel contava em 2017 com um faturamento anual de US$ 9 bilhões e integra a lista “Fortune 500” das maiores companhias do mundo.
A Hormel tem uma forte reputação, com valores coerentes com os seus mais de 80 anos de história. A aquisição da marca Ceratti pela Hormel Foods forneceu os recursos de uma empresa global e ainda ajudou em seus planos de expansão e crescimento.
Já Mario Ceratti, ex dono da Ceratti, permaneceu na empresa por um tempo para efetivar o processo de transição aos novos acionistas, e o grupo gerencial atual foi mantido sem alterações.
O que mudou para a Ceratti após ser vendida para Hormel?
Uma das viradas mais impressionantes envolvendo a Ceratti, é que no ano de 2019, Mario Ceratti, decidiu abandonar o segmento das carnes e investiu em uma startup chamada Beleaf voltada a produtos veganos.
De acordo com o portal Valor Econômico, a entrada do empresário no capital da startup vegana aconteceu por intermédio da Rise Ventures, firma que fez a captação de investidores-anjo para a Beleaf:
“Mário Ceratti não é um anjo. É um santo” – Afirmou Pedro Vilela, fundador da Rise. Ao todo, a startup foi avaliada em cerca de R$ 8 milhões e captou aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Segundo o portal Meio & Mensagem, a Ceratti elegeu Mauro Pretti como CEO, substituindo assim Edmilson Barbosa, que estava na empresa por 11 anos.
No comando da Ceratti, o executivo deu continuidade ao plano de expansão da marca para todo o território nacional. No ano de 2022, a Ceratti conseguiu aumentar em 44% nas vendas após mudar a identidade visual de suas embalagens.
Segundo o portal da Folha de S.Paulo, já no ano de 2023 a Ceratti foi eleita como a melhor marca de mortadela pelo 3º ano consecutivo.
Em janeiro de 2024, a Ceratti em parceria com o Bob’s, primeiro fastfood brasileiro, desenvolveu o Bob’s Sanduba de Mortadela em comemoração ao 470º aniversário de São Paulo, de forma limitada.
Ou seja, mesmo com essa mudança de dono, a marca manteve sua qualidade inabalável e cresceu mais ainda. Atualmente ela conta com uma variedade de 70 tipos de deliciosos frios e embutidos premium.
Porém de todos seus produtos, a clássica e popular mortadela continua sendo seu carro chefe.
Uma curiosidade interessante é que um ano antes da sua venda, em 2016, ela foi um dos pontos centrais da novela “Sol Nascente”, da Globo, ao retratar a vida dos italianos no Brasil e a padaria Pasta Pane, cuja qual vendia na trama produtos 100% Ceratti.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.