O que aconteceu

R$2,23 bilhões na mesa: A venda colossal das Casas Bahia pelas mãos do Pão de Açúcar e novos donos chocantes

Casas Bahia, Pão de Açúcar (Reprodução - Internet)

Casas Bahia, Pão de Açúcar (Reprodução - Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Movimentação de uma das maiores varejistas do Brasil com envolvimento do Pão de Açúcar mexe com o mercado

Em 2019, segundo informações do Canal Tech, as Casas Bahia se envolveu em uma das transações mais emblemáticas do mercado varejista nacional.

E ainda por cima teve o envolvimento do Pão de Açúcar, mas vocês vão ficar sabendo de tudo que aconteceu e como está hoje em dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AS CASAS BAHIA FORAM VENDIDAS?

O Grupo Pão de Açúcar aprovou em 2019 a venda da Via Varejo, empresa que tem o controle de marcas como Ponto Frio e Casas Bahia.

As redes varejistas retornaram ao controle de Michael Klein, filho de Samuel Klein, que fundou o negócio, por meio de uma compra de ações com valor mínimo de R$ 4,75 cada uma.

A aquisição foi feita em um leilão na B3 e trouxe de volta as marcas que foram vendidas ao GPA em 2009. A oferta de Klein, que foi feita junto com fundos de investimentos, teve um valor total de cerca de R$ 2,23 bilhões. Os detalhes sobre o negócio, entretanto, não foram confirmados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A confirmação do negócio veio depois de o Grupo Pão de Açúcar receber uma carta de Klein, afirmando que estaria disposto, juntamente com outros acionistas, a pagar no máximo R$ 4,75 por ação da Via Varejo.

Após negociação, esse foi fechado como o valor mínimo, devolvendo, então, o controle da Casas Bahia e do Ponto Frio a seus administradores originais, que venderam a empresa em 2009.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento também veio como uma tentativa de recuperação das marcas, que no primeiro trimestre de 2019 teve prejuízo de R$ 49 milhões e perdeu mais de 22% de seu valor de mercado ao longo dos últimos 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2023, segundo o Infomoney, as Casas Bahia, em comparação com 2022, teve faturamento bruto das lojas físicas teve baixa de 2,7% em base anual, para R$ 4,98 bilhões no terceiro trimestre de 2023, enquanto a receita das lojas on-line alcançou R$ 2,85 bilhões, queda de 9,7%

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile