Movimentação de uma das maiores varejistas do Brasil com envolvimento do Pão de Açúcar mexe com o mercado
Em 2019, segundo informações do Canal Tech, as Casas Bahia se envolveu em uma das transações mais emblemáticas do mercado varejista nacional.
E ainda por cima teve o envolvimento do Pão de Açúcar, mas vocês vão ficar sabendo de tudo que aconteceu e como está hoje em dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AS CASAS BAHIA FORAM VENDIDAS?
O Grupo Pão de Açúcar aprovou em 2019 a venda da Via Varejo, empresa que tem o controle de marcas como Ponto Frio e Casas Bahia.
As redes varejistas retornaram ao controle de Michael Klein, filho de Samuel Klein, que fundou o negócio, por meio de uma compra de ações com valor mínimo de R$ 4,75 cada uma.
A aquisição foi feita em um leilão na B3 e trouxe de volta as marcas que foram vendidas ao GPA em 2009. A oferta de Klein, que foi feita junto com fundos de investimentos, teve um valor total de cerca de R$ 2,23 bilhões. Os detalhes sobre o negócio, entretanto, não foram confirmados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A confirmação do negócio veio depois de o Grupo Pão de Açúcar receber uma carta de Klein, afirmando que estaria disposto, juntamente com outros acionistas, a pagar no máximo R$ 4,75 por ação da Via Varejo.
Após negociação, esse foi fechado como o valor mínimo, devolvendo, então, o controle da Casas Bahia e do Ponto Frio a seus administradores originais, que venderam a empresa em 2009.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula de acordo: 2 passos simples para garantir aposentadoria antes da idade mínima decretada pelo INSS
● Aumento histórico no salário mínimo é revelado no Brasil e valor de R$1783 chega voando a idosos do INSS
● Canetada na era Eduardo Paes traz PROIBIÇÃO no RJ que atinge supermercado tão popular quanto o Carrefour
O movimento também veio como uma tentativa de recuperação das marcas, que no primeiro trimestre de 2019 teve prejuízo de R$ 49 milhões e perdeu mais de 22% de seu valor de mercado ao longo dos últimos 12 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2023, segundo o Infomoney, as Casas Bahia, em comparação com 2022, teve faturamento bruto das lojas físicas teve baixa de 2,7% em base anual, para R$ 4,98 bilhões no terceiro trimestre de 2023, enquanto a receita das lojas on-line alcançou R$ 2,85 bilhões, queda de 9,7%