Descubra aqui o que nenhum cabelereiro te conta sobre o hábito de lavar os cabelos todos os dias
O hábito de lavar ou não os cabelos todos os dias é algo que ainda causa muitas dúvidas, afinal de contas muitos dizem que não é bom, em contrapartida muitos afirmam que não há problema algum nisso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas a verdade é que esse hábito não tem uma regra absoluta e depende de muitos fatores para que ele se torne uma necessidade real.
Conforme exposto pelo portal O Globo, o médico Murad Alam, vice presidente do departamento de dermatologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, listou esses mesmos fatores que vão desde a textura dos fios aos produtos utilizados, hábitos de vida, idade, etc …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O princípio básico
Indo pelo princípio básico de uma limpeza, o uso de shampoo higieniza o couro cabeludo e remove todos os contaminantes ambientais como a poluição.
Fora isso, ele ainda coloca pra fora a caspa, suor e alguns resíduos de produtos para cabelo, como os cremes de pentear, sprays, etc …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o portal O Globo, o papel fundamental dessa limpeza também é dissolver o sebo, uma substância oleosa e cerosa produzida pelas glândulas sebáceas próximas aos folículos pilosos.
Porém, esse mesmo sebo evita que o couro cabeludo fique muito seco e protege de possíveis infecções, conforme dito pela médica Rosemarie Ingleton, professora e clínica assistente de dermatologia no Mount Sinai Hospital, na cidade de Nova York.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas é o que todos já sabem, tudo em excesso faz mal!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Textura dos cabelos:
Em suma, usar xampu todos os dias pode ser a escolha certa somente para aquelas pessoas com couro cabeludo oleoso, onde o sebo pode se acumular.
Esse mesmo sebo deixa o cabelo mole, oleoso e possivelmente com mau odor.
Pessoas com cabelos finos também podem achar que os fios ficam oleosos mais rapidamente, porque há menos cabelo para absorver o óleo. Neste caso, lavar diariamente também pode ser justificado.
Fora esse grupo, a lavagem diária também se faz necessária em quem usa com frequência produtos como géis ou sprays de cabelo.
Esses produtos se se acumulam no couro cabeludo e podem causar irritação e, até mesmo, impedir o crescimento do cabelo, obstruindo os folículos pilosos.
O outro lado sobre a verdade por trás da lavagem diária é que nem todas as texturas de cabelo podem tolerar uma lavagem diária.
Cabelos cacheados ou crespos, cujos quais são mais propensos a secar, tornar-se quebradiços e quebram com mais facilidade se lavados diariamente ou até mesmo a cada dois dias.
A Academia Americana de Dermatologia recomenda que pessoas com esse tipo de fio lavem o cabelo uma vez por semana ou a cada duas semanas.
Tratamentos químicos:
Outro fator importante que devemos considerar são os tratamentos químicos, como tinturas de cabelo e relaxantes, cujos quais podem tornar a haste do cabelo mais enfraquecido.
Nesse caso a recomendação é uma lavagem de duas a três vezes por semana.
Certos medicamentos, como estatinas, anti-histamínicos e diuréticos, por exemplo, também podem aumentar o ressecamento da pele e do couro cabeludo.
Para quem usa esses medicamentos, a recomendação é lavar o cabelo com um xampu suave que contenha hidratantes para evitar ressecamento e irritação.
Também pode ser útil usar xampu com água morna em vez de água quente, pois ensaboar com água quente pode remover muito óleo do couro cabeludo.
Idade:
Ainda de acordo com Alam, a idade também tem peso na programação de lavagem.
Isso porque a produção de sebo é tipicamente lenta durante a primeira infância, aumenta durante a puberdade, nivela durante a idade adulta e diminui gradualmente após os 70 anos.
Portanto, se você for mais velho, seu couro cabeludo pode estar mais seco e pode não exigir uma limpeza diária.
Suor:
Caso você tenha o costume de se exercitar e suar excessivamente, o sal do suor pode entupir os poros e os folículos capilares e isso também pode exigir uma lavagem frequente.
Isso se torna ainda mais importante se você tiver cabelos oleosos.
Qual a melhor forma de secar o cabelo após a lavagem?
Agora se você tem dúvidas quanto a secagem, segundo o especialista, o ideal é sempre secar de forma natural, ao “ar livre” sempre que possível, pois causam menos danos ao cabelo.
Como já falamos em matérias anteriores, o uso da chapinha, secadores e afins (por mais práticos que eles sejam), ao longo do uso podem danificar os fios os deixando porosos, ressecados e quebradiços.