Os pontos colossais do RJ estão em estado deplorável e atingiu milhões de cariocas em cheio
Sendo um dos cartões postais do Brasil, o Rio de Janeiro também possui uma das maiores linhas de metrô do país, com milhões de passageiros fazendo o uso do transporte público diariamente. No entanto, dessa vez falaremos sobre o fim de 3 estações que acabaram completamente abandonadas e se encontram em um estado deplorável de conservação.
É importante frisar que, não falaremos das linhas que operam, mas sim, de três abandonadas. Elas até chegaram a começar sair do papel, porém, viraram grandes obras deixadas de lado. As informações são do canal no YouTube ‘Caos Carioca’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estação de Metrô da Gávea
A primeira estação se trata do chamado grande elefante branco da Gávea. Na época, foi tema de grandes debates entre os moradores e os responsáveis que desejavam a obra. O governo tinha planos para fazer a linha até as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, porém, ela acabou não sendo finalizada.
A construção colossal foi parcialmente escavada e, atualmente, vive debaixo d’água para evitar o colapso do solo em volta. Os planos eram que o local passasse por baixo dos prédios do Leblon, um grande pesadelo para a engenharia. E ainda ocorre uma pequena possibilidade dela ruir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estação de Metrô São João, em Botafogo
O projeto previa a integração entre as linhas 1 e 4,que por sua vez, se dariam em Botafogo. O encontro não seria na estação atual de Botafogo, mas sim, em uma estação chamada São João. Porém, ela também não foi finalizada e fica abaixo do Morro São João, que separa Botafogo e Copacabana.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Parcialmente escavada, quem vai de metrô de Botafogo até Copacabana, pode deslumbrar parte das obras. Porém, também teve as obras abandonadas. O que foi criado até agora tem somente ligação com a linha 1 e, nada mostra como seria a integração com a linha 4. Atualmente, o local está em estado deplorável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ligação entre a Estácio e a Carioca
E para fechar o trio, temos ainda o abandono mais antigo e prejudicial de todos: a ligação da linha 2 entre a estação Estácio e a Carioca. Vale dizer que, a integração da linha 2 é uma incógnita na vida dos cariocas e moradores do RJ. Na parte de baixo da Estação da Carioca há uma obra fechada desde sua conclusão em 1981.
Ela só está esperando os túneis da linha 2 chegarem nela. Porém, as obras nunca foram concluídas para chegar lá, logo, podemos entender que foi um investimento que nunca deu retorno. Em 1988, havia o plano de fazer a obra, porém, quando estava prestes a iniciar, faltou verba e a construção nunca foi finalizada.
Quantas estações têm no Rio?
Segundo o portal ‘Metrô Rio’, atualmente, o Rio de Janeiro possui nada menos que 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Possui ainda mais de 2.500 funcionários e sede localizada no Centro do RJ.