Mais de seis milhões de cariocas tiveram que lidar com o fim de três estações do metrô no Rio de Janeiro após fim de obras e estações fantasmas
As estações de metrô são fundamentais na vida dos brasileiros, diariamente milhões utilizam as linhas ou o transporte público para se locomoverem aos seus destinos. No Rio de Janeiro, a população de 6,748 milhões – dado de 2020 – pode contar com 41 estações de metrô.
Atualmente, o MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Com mais de 2.500 funcionários e sede localizada no Centro do Rio de Janeiro, inúmeros cariocas falam sobre a ampliação das linhas e estações.
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Porém, poucos cariocas sabem que existem 3 estações, que estão completamente abandonadas e inacabadas, na cidade maravilhosa. Nesta quarta-feira, 24, iremos contar todos os detalhes sobre o assunto. As informações são do canal do Youtube, Caos Carioca.
Estação Morro São João
Em 1988, a Promon Engenharia elaborou um estudo para construção da estação Morro São João, que seria a integração entre as linhas 1 e 4 e permitiria o acesso ao centro comercial do Rio de Janeiro.
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A Companhia do Metropolitano chegou a realizar um Estudo de Viabilidade da Implantação da Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos.
Os cariocas poderiam aproveitar a estação do Botafogo, na Zona Sul, próximo ao Shopping Rio Sul. Porém, o projeto não saiu do papel e a plataforma virou fantasma.
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Inclusive, milhares de cidadãos chegaram a pedir para que a estação de metrô fosse concluída, uma vez que traria mais acesso para os moradores do local.
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No ano de 2007, o Estado do Rio de Janeiro renovou a concessão por 30 anos com o Metrô Rio. Desse modo, a concessionária passou a ter a opção de finalizar a Estação Morro de São João, mas sem nenhuma obrigação.
Dois anos depois, ao perceberem que a estação não seria entregue, 20 mil pessoas se reuniram para realizar um abaixo-assinado solicitando a construção da área. O documento foi entregue ao Governo do Estado.
A Brascan anunciou que construiria a Estação Morro de São João em seis meses. Os desenhos estavam prontos, mas nunca saíram do papel.
Gávea
De acordo com informações do Caos Carioca, a linha 4, licitada ainda em 1998, iria de Botafogo a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A obra chegou a ser aprovada e 25% foi escavado.
Porém, no ano de 2015, as obras foram paralisadas. A grande polêmica em volta da estação é que o Governo teria feito malabarismos jurídicos para não emitir licitações da obra a tempo das olimpíadas.
Integração da linha 2:
Por fim, a estação da Linha 2 existe no metrô do Rio de Janeiro. Mas, existe uma plataforma inutilizada e fica 15 metros abaixo da parada atual.
A ideia da construção da estação iniciou no ano de 1980 e 1990, mas por falta de recurso, a obra ficou parada.
De acordo com Miguel Gonzalez, do blog Metrô do Rio, o governador Sérgio Cabral optou por, ao invés de terminar a obra da linha 2 no Centro, construir um atalho da Linha 1A, o que colocou os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1.
Quanto custa a passagem do metrô no Rio de Janeiro?
A Tarifa Social é uma medida criada pelo Governo do Estado, que reduziu o valor da passagem do Metrô de R$ 7,50 para R$ 5,00, para aqueles que tiverem o Bilhete Único intermunicipal (BUI) devidamente cadastrado, segundo o portal MetrôRio.